Moçambique on-line


Notícias do dia 31 de Agosto 2000

Prisão perpétua para assassino de Alberto Adriano

Os três neo-nazis alemães que se provou terem assassinado o moçambicano Alberto Adriano em Dessau, na Alemanha, foram ontem condenados a penas de entre nove anos de detenção e prisão perpétua. Enrico Hilprecht, de 24 anos, foi condenado a prisão perpétua. Os outros dois réus, Frank Miethbauer e Christian Richter, foram condenados a nove anos de prisão, por serem menores de idade. A viúva de Alberto, Angelika Adriano, de nacionalidade alemã, não compareceu à leitura da sentença. De acordo com o seu advogado, ela recebeu ameaças por parte de organizações de extrema direita.

O corpo do malogrado foi transladado para o país e sepultado na sua terra Natal, Nampula. Outro moçambicano residente em Dessau, uma cidade de 90 mil habitantes e apenas 1900 estrangeiros, na ex-RDA, disse recentemente que teme por si e pelos seus três filhos, que são frequentemente alvos de ameaças xenófobas. No parque de Dessau onde Adriano foi espancado, a 300 metros da sua casa, está agora uma lápide com o seu nome e foto. (Notícias, 31/08/00)

Conselho de Ministros vai reunir-se em Angoche

Pela primeira vez na história o Conselho de Ministros reunir-se-á fora da capital do país. A 27ª sessão ordinária do Conselho de Ministros terá lugar amanhã no distrito de Angoche. Grande parte do elenco governamental já se encontra na província de Nampula, assim como dezenas de jornalistas que estão a acompanhar a visita do presidente Chissano. Chissano visitou ontem o distrito de Mogovolas. No seu comício prometeu a expansão da actual rede de abastecimento de água à província. Mogovolas, um distrito com cerca de 200 mil habitantes, enfrenta graves problemas relacionados com o abastecimento de água potável. Nas eleições de Dezembro de 1999 a Renamo arrecadou a maioria de votos neste distrito.

Hoje o Presidente está no distrito costeiro de Angoche. O Chefe do Estado vai trabalhar no Posto Administrativo de Aúbe, onde em Maio escaramuças envolvendo populares e agentes da Polícia resultarem em pelo menos cinco mortes. O levantamento, causado pela detenção de um comerciante que não tinha pago as taxas para a sua banca no mercado local, foí atribuído à Renamo pelo Governo, enquanto para este partido político se tratava duma perseguição aos seus simpatizantes. (Notícias, 31/08/00)

Ligação Norte-Sul será normalizada em finais de Outubro

As obras em vários pontos da Estrada Nacional n° 1 estão a decorrer num bom ritmo, disse Joaquim Cossa, porta-voz do Ministério de Obras Públicas e Habitação. No sul do país decorrem obras na baixa de 3 de Fevereiro, onde as enxurradas de Fevereiro e Março deste ano provocaram várias cortes na estrada. Entre Chicumbane e Xai-Xai está-se a trabalhar na reposição duma ponte; este troço deverá reabrir ao trânsito em finais de Outubro próximo. Na baixa de Xai-Xai ainda não se determinou o tipo de intervenção a realizar.

Na estrada Chibuto-Chissano, que serve de alternativa à EN n° 1, já estão criadas as condições para a circulação de todo o tipo de viaturas, mas continua o regime de colunas. Mais para o norte constatou-se a necessidade de se reforçar a estrutura da ponte metálica sobre o Rio Inharrime, erguida após a danificação causada pelas cheias de 1999. Obras também estão em curso em vários pontos entre Maxixe e o limite com a provìncia de Sofala, afectados já desde as cheias de 1999. (Notícias, 31/08/00)

Sobem tarifas telefónicas

As tarifas telefónicas serão reajustadas a partir de amanhã, dia 1 de Setembro, anunciou a empresa Telecomunicações de Moçambique, detentora do monopólio nas telecomunicações. O preço do impulso passará de 1000 para 1205 meticais e a taxa de assinatura mensal de 95 mil para 114 mil meticais; esses valores não incluem o IVA. As tarifas das chamadas internacionais também serão reajustadas. O período de desconto de 50% nas chamadas interurbanas foi aumentado e passa a vigorar entre as 20:00 e as 6:00 horas nos dias úteis. (Notícias, 31/08/00)

Notícias de ontem (30 de Agosto):

Energia de Cahora Bassa chega a Ribáuè

Falta de informação leva à má aplicação do IVA

Trabalhadores da CRS recebem indemnização

Está em curso o fomento do caju


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal