Moçambique on-line


Notícias do dia 4 de Setembro 2000

Chissano termina visita a Nampula

O Presidente da República, Joaquim Chissano, deplorou no sábado último, na cidade de Angoche, os incitamentos à desobediência civil e prometeu que o executivo vai prosseguir o diálogo com todos os segmentos da sociedade civil incluindo todos os partidos políticos. Esse pronunciamento foi feito num comício que marcou o término da sua visita de seis dias à província de Nampula. Chissano foi muito contundente na sua intervenção e chegou a acusar o líder da Renamo, Afonso Dhlakama de incitar a população à desobediência.

Recorde-se que a 27ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros teve lugar em Angoche. Os ministros analisaram o Plano de Desenvolvimento Distrital e o Plano de Estrutura de Angoche, que prevêem a reabilitação das infra-estruturas sócio-económicas, a criação de emprego no sector da pesca artesanal e através da revitalização da indústria de caju e ainda a promoção do turismo. (Notícias 4/09/00)

Mudam as regras para importação por comboio:
Vagões de carga serão selados em Komatipoort

As Alfândegas de Moçambique acabam de aprovar novos procedimentos para o desembaraço aduaneiro de mercadorias importadas de comboio de passageiros proveniente da África do Sul (RAS). Ao abrigo das referidas modalidades, a vigorar a partir de 11 de Setembro corrente, os vagões com carga atrelados ao comboio de passageiros passarão a ser selados em Komatipoort na RAS e levados até à terminal ferroviária das Mahotas, em Maputo, onde vai decorrer toda a tramitação atinente ao seu desalfandegamento em condições consideradas mais seguras, tanto para os funcionários aduaneiros como para os importadores.

As autoridades aduaneiras da RAS emitirão os correspondentes despachos de exportação de mercadorias numa operação a ser acompanhada por funcionários das Alfândegas de Moçambique, que por sua vez elaborarão os necessários manifestos da carga. A introdução dos novos procedimentos não revoga o Diploma Ministerial 206/98 de 25 de Novembro, que estabelece o chamado sistema simplificado de importação de mercadorias até um valor máximo de 500 USD, ao abrigo do qual é concedida a possibilidade de os importadores de bens até ao referido valor desalfandegar a sua carga directamente nos pontos de entrada, que neste caso são os aeroportos, as fronteiras rodoviárias e ferroviárias do país. (Notícias, 04/09/00)

FACIM-2000 abre hoje

A 36ª Cimeira da Feira Internacional de Maputo (FACIM) abre hoje ao público, com a particularidade de este ano não estar representado nenhum país africano. Portugal, Inglaterra, França, Noruega e Alemanha são os cinco países estrangeiros que confirmaram a sua participação no evento, a decorrer até o dia 10 de Setembro corrente sob o signo "Palco dos Negócios do Século XXI". A abertura oficial da FACIM-2000 será presidida pelo Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi.

Esta manhã, o Governo e a Sociedade de Gestão de Feiras e Exposições (SOGEX) vão rubricar um contrato de concessão de exploração da FACIM, fechando assim o processo de privatização daquele recinto que se vinha arrastando há mais de nove anos. Pelo menos 129 empresas moçambicanas vão expor os seus produtos nesta edição da feira. Do estrangeiro, confirmaram a sua participação um total de 187 empresas. Estima-se ainda que cerca de 45 mil pessoas visitem a feira durante os sete dias da exposição. (Notícias, 04/09/00)

Notícias de sábado (2 de Setembro):

Maurícias apostam na cooperação com Moçambique

Vítimas das cheias vão receber sementes

Alemanha só paga quem voltou depois de 1990

Govuro: 3000 à beira da fome

Conselho de Ministros discutiu Plano de Desenvolvimento de Angoche


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal