BSTM vai lançar obrigações
O Banco Standard Totta de Moçambique (BSTM) vai lançar um empréstimo obrigacionista à subscrição particular durante as próximas semanas, que será posteriormente admitido à cotação na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM). A operação terá um valor de 100 mil milhões de meticais. O BSTM será a primeira instituição financeira do país a estruturar e posteriormente admitir à cotação uma emissão de obrigações em meticais a taxa variável.
O empréstimo obrigacionista é uma operação de emissão de dívida titulada por obrigações que será colocada de forma selectiva junto de um grupo de investidores seleccionados. A taxa de juro é variável, indexada à evolução dos Bilhetes de Tesouro, sendo a taxa do primeiro cupão fixada em 18%. O prazo de emissão é de três anos e a admissão à cotação dos títulos permitirá aos investidores a sua livre transacção na BVM.
Os três principais objectivos da presente operação são reforçar a solidez da estrutura de capitais do banco, aumentar a base de captação de fundos em meticais a médio prazo, proporcionar aos investidores um instrumento de diversificação da sua carteira com uma rendibilidade atractiva e um risco baixo e contribuir de forma decisiva para a solidificação e modernização do sistema financeiro do mercado de capitais em Moçambique. (Notícias, 12/09/00)
CPD gradua programadores-analíticos de aplicação
O Centro de Processamento de Dados (CPD), em Maputo, graduou um total de 26 estudantes num curso médio de informática na especialidade de programador-analítico de aplicações. Os estudantes participantes no curso que durou cerca de 18 meses, estão habilitados para desenvolver sistemas informáticos de qualquer natureza, desde a sua concepção, desenho até a criação de manuais para utilizadores, naquilo que constitui o "embrião" de um processo visando a criação de um instituto de formação profissional em informática para autonomizar aqueles cursos.
Outrora, o Instituto Comercial de Maputo deu um grande contributo na área de formação e preparação de técnicos de informática, mas o CPD constatou a falta de técnicos médios devidamente preparados para áreas funcionais de análise de sistemas e decidiu organizar e implementar um curso de cariz profissional, tendo iniciado a leccionar em Agosto de 1998. Na abertura do primeiro curso, em Agosto de 1998, estavam inscritos 42 estudantes dos quais se verificou uma taxa de desistência de 38%. Prevê-se que o segundo grupo seja graduado em finais deste ano. (Notícias, 12/09/00)
Em Nampula trabalha-se no sentido de retomar em 2001 as exportações de feijão "boer" para o mercado indiano, interrompidas devido a dificuldades de obtenção de sementes deste produto. O director provincial de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vitorino Xavier, disse que a província foi mal sucedida nos seus esforços de aquisição de semente, tanto em qualidade como em quantidade para garantir a produção de feijão boer para exportação.
Xavier disse haver uma variedade típica de sementes de curta gestação que devia ter sido adquirida no mercado internacional, de modo a que se possa aproveitar as oportunidades de negócios que existem na Índia. Naquele país o mês de Setembro é o ideal para a venda de feijão "boer", dado que não coincide com a colheita do feijão indiano. Numa análise preliminar, estima-se que cerca de 300 toneladas de feijão "boer" foram exportadas para Índia em 1999, primeiro ano das transacções moçambicanas para aquele país asiático. (Notícias, 12/09/00)
Notícias de ontem (11 de Setembro): Cruz Vermelha: 19 milhões de francos suíços para reconstrução Terminou a 36ª edição da FACIM Advogados preocupados com o actual estágio do aparelho de justiça |