Regadio de Chókwè:
A reconstrução do Regadio de Chókwè, destruído pelas últimas cheias no país, deverá estar concluída até ao próximo mês. Espera-se que na área cerca de 10 mil hectares estejam disponíveis para a reactivação da actividade agrícola na campanha 2000/2001. O projecto de reabilitação é apoiado pelo FAO e é estimado em mais de um milhão e cem mil USD. A reconstrução permitirá que, em vez de a água ser canalizada directamente para os campos de produção, passe a ser bombeada para as valas de rega.
Os produtores dentro do regadio do Chókwè são de diferentes níveis de capacidade económica, variando de 1 a 100 hectares; a produção está organizada em parcelas de 14 a 16 hectares, ocupados por um ou mais produtores. As cheias afectaram 3085 hectares, tendo ficado salva uma área estimada em 315 hectares, com uma produção de 621 toneladas de arroz em casca. (Notícias, 16/09/00)
Deputada Judite Macôo foi a enterrar
A deputada Judite Macôo, da bancada parlamentar da Frelimo, falecida na passada terça-feira, vítima de acidente de viação, foi ontem a enterrar no Cemitério de Lhanguene em Maputo. Macôo encontrou a morte quando seguia viagem à província de Inhambane integrada na Comissão parlamentar dos Assuntos Sociais do Género e Ambientais, para verificação do processo de reassentamento das populações vítimas das cheias. A malograda, em vida destacou-se como membro fundador da AMODEFA, da ACTIVA, membro da Associação dos Dadores de Sangue e foi sempre engajada na luta contra o HIV/SIDA.
No entanto, duas outras deputadas que ficaram feridas no acidente, Celina Solomone e Ana Rafael, já receberam alta, enquanto a Salomé Moiane continua internada na Clínica Especial do Hospital Central de Maputo. Os restantes dois ocupantes do carro, os deputados José Palaço e Henrique Muliquela, sofreram apenas ferimentos ligeiros. (Notícias, 16/09/00, Rádio Moçambique 15/06/00)
Leia também:
A.C. de Moçambique coopera com a CACB do Brasil A Associação Comercial de Moçambique (ACM) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) assinaram ontem em Maputo um acordo de cooperação que visa, entre outros aspectos, a transferência de "know-how" para o desenvolvimento do empresariado moçambicano. Segundo o Presidente da ACM, Salimo Abdula, o entendimento vai permitir que as pequenas e médias empresas adquiram experiências das suas congéneres brasileiras para poderem melhorar o seu desempenho. O acordo tem uma duração de cinco anos, período durante o qual empresários de ambos os países poderão se encontrar para trocarem experiências como forma de desenvolver as suas actividades. (Notícias, 16/09/00) Governo oferece bicicletas aos régulos de Caia
Cerca de 250 bicicletas foram distribuídas aos régulos de Caia e seus colaboradores directos, bem como a algumas parteiras tradicionais daquele distrito da província de Sofala. Trata-se de uma oferta do Programa de Desenvolvimento Humano Local, orçado em 24 mil USD. Entretanto, o deputado da bancada parlamentar da Frelimo, Isaú Meneses, que presenciou a entrega daqueles meios, negou que a sua formação política esteja, com esta oferta, a "comprar os régulos" para filiarem-se ao seu partido.
Para aquele parlamentar, a distribuição de bicicletas para os régulos significa o reconhecimento do Governo do papel que estes desempenham nos programas de desenvolvimento do país. Referiu que estes meios vão facilitar ainda mais o contacto com as comunidades, facto que permitirá que o programa do Governo ganhe um novo ímpeto. Os mais de 200 régulos e seus colaboradores que participaram na cerimónia disseram que não esperavam receber as bicicletas gratuitamente. Os beneficiários comprometeram-se na altura em mobilizar a população para se empenhar nos programas de desenvolvimento não só em Caia, mas também noutros pontos da província. (Notícias, 16/09/00)
Notícias de ontem (15 de Setembro): Governo apresenta Plano Económico mais pessimista Crescimento da economia abaixo de 2% (metical) Agricultores comerciais têm crédito garantido Inaugurada subestação de Maputo |