São necessários mais 250 enfermeiros no HCM
O Hospital Central de Maputo (HCM) necessita de pelo menos 250 novos enfermeiros para responder às necessidades daquela que é a maior unidade sanitária do país. Actualmente conta com cerca de 450 enfermeiros, quando o número ideal seria de 700. O director do hospital, Prista Cunha, disse que um número mínimo de 700 enfermeiros possibilitaria que cada enfermaria pudesse ter dois técnicos em cada um dos três turnos, contra a actual situação que é de um enfermeiro por enfermaria.
O HCM espera receber até finais do próximo ano cerca de 20 enfermeiros que neste momento estão a ser formados em Maputo. Para melhorar os serviços de apoio aos enfermeiros e aos doentes, o HCM projecta submeter alguns serventes experientes a cursos de reciclagem de curta duração. Com uma capacidade de internar 1459 doentes, o HCM conta neste momento com 1113 pacientes internados. (Notícias, 19/09/00)
Está em curso o censo agro-pecuário
Arrancou oficialmente ontem o primeiro recenseamento agro-pecuário, organizado conjuntamente pelo Instituto Nacional de Estatística e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que visa a recolha de informações que permitam conhecer a realidade do país em termos agrários e pecuários, nomeadamente o número de unidades agro-pecuárias existentes, sua distribuição espacial, índices de produção e produtividade das principais culturas e espécies animais, uso e aproveitamento de terra, posse e uso dos meios de produção, entre outros aspectos ligados àqueles sectores de actividade.
Esta recolha de dados estruturais e estatísticos sobre o sector agrário, cujos resultados vão permitir a elaboração de políticas, programas e planos que conduzam ao seu desenvolvimento, vai abranger um total de 22 mil unidades primárias de amostragem relativas a pequenas e médias explorações, enquanto que no que se refere às grandes explorações a amostragem vai ser total, em todo o território nacional.
A cerimónia de lançamento teve lugar em Moamba, província de Maputo, e para além dos membros do Governo, contou com representantes de organismos internacionais tais como o Banco Mundial, Cooperação Italiana, FAO, entre outros. (Notícias, 19/09/00)
Mitigação de desastres reúne peritos em Gaberone Os países da SADC deverão trabalhar nos próximos tempos na operacionalização dos sistemas de aviso prévio, por forma a que a informação sobre alterações climáticas esteja disponível antecipadamente nas regiões vulneráveis. Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações do Botswana, David Magang, que falava na abertura do Fórum Regional de Previsão Climática que decorre desde ontem em Gaberone, a fraca capacidade da disseminação da informação e coordenação inter-institucional, continua a ser um entrave na implementação dos planos de contigência que permitiriam a redução das mortes e destruições causadas por eventos como as cheias, ciclones ou secas. Para Magang, a necessidade de se desenvolverem esforços para que a meteorologia esteja ao serviço do desenvolvimento, capitalizando os meios até aqui existentes na região, é um imperativo. (Notícias, 19/09/00) Moçambique tem mais uma instituição financeira O Presidente da República, Joaquim Chissano, inaugurou ontem em Maputo mais uma instituição financeira. Trata-se do BNP Nedbank, uma "joint-venture" entre o BNP PRIBAS e o SBM NEDCOR HOLDINGS, controlado pelo Nedbank da África do Sul, com a participação do STATE Bank das Maurícias. Chissano disse na ocasião que o crescente índice de investimentos estrangeiros no país, especialmento no mercado financeiro, é sinal da confiança que a comunidade internacional que está a depositar nos moçambicanos. (Notícias, 19/09/00) A Suíça assinou um acordo com o PNUD, com vista a financiar um projecto de desminagem na província de Inhambane, reforçando assim o seu apoio ao processo de remoção da minas em Moçambique. Com este acordo, a contribuição suíça eleva-se para 400 mil USD a serem repartidos em três anos. As operações de desminagem serão conduzidas pelo Accelerated Demining Program, organização que já opera no sul do país, em Parceria com o Instituto Nacional de Desminagem. A Suíça oferece anualmente 1,5 milhão USD para apoiar a resolução de problemas ligados com as minas. (Notícias, 19/09/00) Maputo acolhe Encontro dos museus dos "sete"
Maputo acolhe desde ontem, 18 de Setembro, o V Encontro de Museus da CPLP, um intercâmbio de experiências, troca de informações, reflexões sobre as práticas museológicas dos "Sete". Este encontro, que Moçambique acolhe pela primeira vez, visa promover o mútuo conhecimento das colecções, particularmente as relacionadas com o passado comum, incentivar a troca de informações e a concepção de programas conjuntos entre profissionais e diversas instituições afins, promover e divulgar a diversidade cultural através da valorização das culturas existentes, suas diferenças e complexidades.
O encontro de Maputo conta com a presença de profissionais de museus, de instituições e domínios do património cultural, que durante dois dias vão partilhar ideias e reflectir sobre a área. Os encontros de Museus da CPLP realizam-se desde 1987, ano em que teve lugar no Rio de Janeiro, Brasil, uma conferência geral dos Museus da CPLP. (Notícias, 19/09/00) Notícias de ontem (18 de Setembro): LDH denuncia torturas e execuções pela Polícia Máximo Dias: Renamo-UE vai abandonar boicote Manuel Pereira ameaça dividir o país |