Falsos antigos combatentes também recebem pensões
O Ministério dos Assuntos dos Antigos Combatentes (MAAC) está a investigar o caso de antigos combatentes "fantasmas" que mensalmente recebem ilegalmente pensões de veteranos de guerra em Moçambique. Este procedimento fraudulento ocorre desde há muito tempo e, o MAAC pretende eliminá-lo e punir os envolvidos no assunto. Muitos desses combatentes registados nunca pegaram em armas mas têm cartões de pensionistas só para receberem subsídios lesando os legais beneficiários. O caso está a ser tratado conjuntamente pelos ministérios dos Assuntos dos Antigos Combatentes, da Defesa Nacional, do Plano e Finanças e o Tribunal Administrativo.
No entanto, em Maputo discute-se hoje o Anteprojecto de Política Sobre os Assuntos dos Antigos Combatentes, na qual participam quadros do MAAC e veteranos de guerra. A futura política dos antigos combatentes vai definir acções que visam priorizar afectações dos veteranos de guerra nos sectores chaves do desenvolvimento sócio-económico, fácil acesso à educação, cuidados de saúde, assistência médica e medicamentosa entre outras facilidades. (Notícias 21/09/00, TVM, 20/09/00)
Chissano-Chibuto encerrado a tráfego pesado
A estrada Chissano-Chibuto, que serve de alternativa à Estrada Nacional n° 1, enquanto não for restabelecida a ligação entre Chicumbane e Xai Xai, ficou novamente encerrada ao tráfego pesado, com mais de dois eixos, devido às chuvas torrenciais que ocorreram na província de Gaza. A passagem continua assegurada para veículos com dois eixos, observando-se o sistema de colunas. As chuvas também causaram a interrupção dos serviços de autocarro entre Chicumbane e Xai Xai, disponibilizados pela empresa responsável pela reabilitação desse troço.
Uma frente fria trouxe temperaturas baixas e muita chuva às províncias do Sul do país. Ontem a temperatura mínima na cidade de Maputo foi de 14,9 °C. Apesar de ainda não ter começado a época chuvosa, a força destruidora destas chuvas faz temer o pior. As grandes crateras deixadas pelas chuvas do início de ano, ainda não tapadas, não deixam de crescer.
O Fórum Regional de Previsão Climatérica, reunido em Gabarone, espera uma época chuvosa normal para todos países da região. Em Moçambique, a probabilidade de haver chuvas acima de normal é ligeiramente maior nas províncias de Manica, Sofala e Tete. (Notícias 21/09/00)
Japão liberta o que prometeu em Roma O Japão doou 34 milhões USD para projectos de reconstrução, segundo o que prometeu em Roma na Coferência de doadores para a reconstrução de Moçambique. O dinheiro será usado na reconstrução de estradas e pontes e no reajustamento económico. Com parte do dinheiro doado, quinze pontes serão reconstruídas nas províncias de Nampula, Sofala e Zambézia, no âmbito da reposição das vias de comunicação, e a outra parte, 45% do montante, vai servir para aliviar a dívida externa. (Notícias 21/09/00, TVM 20/09/00) Suspeitos do assalto ao Banco Austral restituídos à liberdade Os quatro indivíduos detidos pela Polícia, suspeitos de envolvimento no roubo, no passado dia 21 de Agosto, de cerca de 2,5 milhões de contos numa dependência do Banco Austral em Maputo, acabam de ser soltos pelo tribunal, por insuficiência de provas. Um dos quatro era um funcionário do banco que se supeitava tinha fornecido aos ladrões informações que possibilitaram a assalto. (Notícias 21/09/00) Terminou em Maputo o V Encontro de Museus
O V Encontro de Museus da CPLP, que decorreu em Maputo nos dias 18 e 20 de Setembro, teve como decisões fundamentais a criação de uma feira itinerante e de um museu dos caminhos de ferro. Museólogos, historiadores, coleccionadores, académicos entre outros interessados dos sete países da CPLP estiveram reunidos para aprofundar o seu relacionamento com vista a melhorar o seu desempenho na preservação e divulgação do património cultural de cada país.
Os presentes concluiram que dificuldades financeiras e falta de pessoal especializado tem sido o "calcanhar de Aquiles" para a preservação do património cultural dos "Sete" daí que, os especialistas em museus vão recorrer a outros organismos internacionais para colmatar a situação. Além dos sete países da CPLP estiveram representados neste encontro a Índia e Macau. Na Fortaleza de Maputo continua aberta a exposição alusiva ao acontecimento. (TVM, 20/09/00)
Notícias de ontem (20 de Setembro): Terra rende ao Estado 3 mil milhões de Meticais MOZAL será inaugurada oficialmente amanhã Acordo sobre Corredor de Nacala aprovado pelo Governo |