Moçambique on-line


Notícias do dia 29 de Setembro 2000

Foi lançado o "Corredor de Nacala"

Foi formalmente lançado ontem na cidade de Nampula o Corredor de Desenvolvimento de Nacala (CDN), numa cerimónia dirigida pelo Presidente Joaquim Chissano e que contou com a presença do Presidente do Malawi, Bakili Muluzi, homens de negócios, diplomatas, entre outros convidados. O empreendimento ora lançado, é um conceito que vai para além das infra-estruturas de transporte e comunicações, abarcando vários outros sectores de actividade como, por exemplo, a agricultura e o turismo, o melhoramento da qualidade e quantidade de energia eléctrica e água potável. O CDN é um empreendimento do Governo que visa fundamentalmente promover as oportunidades de negócios e investimentos dentro dos território moçambicano e malawiano, que conta também com o envolvimento do sector privado.

A linha férrea do Corredor de Nacala está operacional desde 1970, possuindo actualmente uma extensão de 615 quilómetros a partir do Porto de Nacala até a fronteira com o Malawi, em Entre-Lagos. Para a rentabilização do Corredor de Nacala o Governo desembolsou 100 milhões USD. A reabilitação do troço Cuamba/Lichinga, contido no corredor em referência, decorrida entre 1984 e 1994, custou ao Governo cerca de 245 milhões USD. O porto de Nacala é um dos melhores da região da SADC e conta neste momento com uma terminal de carga geral com capacidade de manusear dois milhões de toneladas por ano. (Notícias, 29/09/00)

Encalhou navio de pesca coreano

Um navio pesqueiro com 35 tripulantes a bordo encalhou 6ª feira última em Denguine, região costeira da província de Gaza, quando se encontrava em plena actividade pesqueira. Os 35 tripulantes foram socorridos pelos pescadores da zona, momentos depois de se aperceberem da ocorrência, tendo sido posteriormente evacuados para a capital do país. As autoridades marítimas de Gaza confirmaram que se trata de uma embarcação oficialmente licenciada para desenvolver a actividade piscatória. Recentemente na província de Inhambane foram encontrados destroços de uma embarcação paquistanesa de que se suspeita que transportava carga ilícita uma vez que foram encontrados nos destroços e na costa indícios de que aquele barco transportava droga. (Notícias, 29/09/00)

Até finais do presente ano:
Gás de Pande chegará a Bazaruto

O arquipélago de Bazaruto contará, até finais deste ano, com a energia eléctrica produzida a partir do gás natural extraído em Pande, no distrito de Govuro, norte da província de Inhambane. O projecto, concebido conjuntamente pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e da ELGAS, Lda, prevê ainda que as instâncias turísticas e a população residente nas cinco ilhas que compõem o arquipélago passem a usar o gás natural para o consumo doméstico, tal como acontece na vila de Vilankulo. Para o debate público do relatório do estudo do impacto ambiental produzido pela CSIR, uma empresa contratada pela ELGAS, Lda, no âmbito do comprimento da Lei Ambiental, estão previstas duas sessões públicas. (Notícias, 29/09/00)

Notícias de ontem (28 de Setembro):

Mais seis meses de assistência do PMA

Moçambique é o exemplo do sucesso do programa da dívida

Moçambique recebe 12,3 milhões de euros da CE


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial