Moçambique on-line


Notícias do dia 28 de Setembro 2000

Mais seis meses de assistência do PMA

O PMA vai estender por mais meses as suas operações de emergência para assistência a cerca de 172 mil pessoas que ainda enfrentam graves carências alimentares na sequência das cheias que se registaram no país durante o primeiro semestre do corrente ano. O prolongamento das operações custará mais de 6.8 milhões USD elevando desta maneira para 42.8 milhões USD o montante total de financiamento das operações de auxílio, que se iniciaram em Fevereiro.

O PMA afirma que ainda está a providenciar ajuda alimentar a cerca de 150 mil pessoas por mês e, com a situação agrícola actual nas áreas afectadas, é provável que o número aumente durante a época chuvosa, no final do ano. A época chuvosa, que normalmente começa em Dezembro, pode piorar a situação, particularmente nas zonas baixas e caso se registem precipitações anormais poderá haver cheias novamente. Refira-se que nos momentos extremamente críticos, o PMA chegou a alimentar 650 mil pessoas por mês e distribuiu mais de 50 mil toneladas de comida desde o início da operação de emergência em Moçambique. (Notícias, 28/09/00)

Moçambique é o exemplo do sucesso do programa da dívida

Moçambique foi escolhido como "exemplo" pelo Banco Mundial (BIRD) para ilustrar os avanços que afirma estarem a realizar-se em matéria de redução da dívida externa no âmbito da iniciativa para os Países Pobres Altamente Endividados (HIPC). Num documento divulgado na 2a feira em Praga, República Checa, um dia antes do início da Assembleia Anual do FMI/BIRD, esta última instituição faz um balanço dos resultados do programa de redução da dívida do "Terceiro Mundo" e elege Moçambique como o caso de sucesso por excelência. Moçambique deverá ver este ano o serviço da dívida reduzir-se em cerca de 82,7%: de 81 milhões USD em 1999 para 14 milhões em 2000. Em contrapartida, o país aumentará as suas despesas sociais em 17%: de 150 milhões para 178 milhões USD.

Estes são os resultados mais imediatos da aplicação do HIPC a Moçambique, na sua versão alargada do final de 1998, que atenuou as exigências de elegibilidade dos países candidatos ao programa liderado pelo Banco Mundial. De todo, a iniciativa aplicada a Moçambique deverá resultar num abatimento do "stock" da dívida ao exterior de 72%, isto é, de 4,3 mil milhões USD para cerca de 1,7% mil milhões USD. A iniciativa foi lançada em 1996 pelo BIRD e FMI e, no final de 1998 formou-se um largo consenso sobre a necessidade de ela ser alargada. O plano tem por objectivo beneficiar 30 países altamente endividados. (Notícias, 28/09/00)

Moçambique recebe 12,3 milhões de euros da CE

Moçambique assina amanhã em Maputo com a Comissão Europeia (CE) um acordo para a concessão de 12,3 milhões de euros. A CE, no quadro dos programas de cooperação com o Governo moçambicano realizados em coordenação com os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Indústria e Comércio, acaba de aprovar nove projectos de apoio na área de segurança alimentar, avaliados em 12,3 milhões de euros. Os projectos aprovados serão implementados por diversas ONG's nacionais e internacionais e incidirão sobre áreas como a promoção de associações de produtores, apoio à diversificação e comercialização agrícolas, desenvolvimento da tracção animal e revitalização da produção de castanha de caju, em 12 distritos da província de Inhambane, Zambézia, Nampula e Niassa. (Notícias, 28/09/00)

Notícias de ontem (27 de Setembro):

FMA prepara festa popular para receber Mutola

Sob condução da Renamo: Manifestações começam no fim do mês

Procuradoria está a trabalhar no caso Renamo

Não vai haver incineração de pesticidas (metical)


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial