Moçambique on-line


Notícias do dia 27 de Setembro 2000

FMA prepara festa popular para receber Mutola

A Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) está a coordenar com o Governo, sociedade civil e empresariado nacional a realização de uma festa de recepção da campeã olímpica dos 800 metros femininos, Maria de Lurdes Mutola, que no passado dia 25 de Setembro cometeu a proeza de conquistar a primeira medalha de ouro olímpica para Moçambique. O Presidente da FMA, Aurélio Le Bon, disse ontem em Maputo que tudo está sendo feito para que a corredora moçambicana tenha uma recepção condigna.

Segundo Le Bon, como forma de permitir que a população da cidade de Maputo e doutros pontos do país possa homenagear a atleta, a FMA está a desenhar um programa específico. A Lurdes irá mostrar a medalha olímpica e falará deste feito histórico, para motivar a juventude à prática do atletismo. (Notícias, 27/09/00)

Sob condução da Renamo:
Manifestações começam no fim do mês

A Renamo anunciou ontem para finais deste mês, o início de "manifestações pacíficas" à escala nacional, em protesto contra o que considera de Governo ilegítimo da Frelimo e do Presidente da República. Em conferência de imprensa convocada para o efeito, o Secretáio-Geral da Renamo, João Alexandre, culpou ainda a Frelimo e o seu Presidente Joaquim Chissano, pela expulsão de Raul Domingos das suas fileiras, uma das figuras destacadas daquela organização. Para as manifestações, João Alexandre convocou a Polícia de Intervenção Rápida, jornalistas e toda a sociedade a acompanharem o seu desenrolar, alegando que elas correspondem à vontade do povo. O Secretário-geral da Renamo disse não haver outra hipótese senão a de levar a cabo esta onda de manifestações porque alegadamente tudo foi feito para pressionar a Frelimo a resolver o contencioso eleitoral pela via do diálogo, o que foi sempre rejeitado por esta força política. Aquele dirigente disse ainda que o seu partido suportou um Governo ilegítimo no período compreendido entre 1994 e 1999 que era para mostrar ao mundo a sua seriedade e comprometimento com a democracia e que hoje já não aceita isso. Para Alexandre, se as manifestações não encontrarem a devida resposta então o povo caminhará para posições extremas que passam necessariamente pela divisão do país. (Notícias, 27/09/00)

Procuradoria está a trabalhar no caso Renamo

A Procuradoria-Geral da República iniciou um processo de investigação para determinar o impacto das declarações dos delegados da Renamo em Sofala e Nampula, respectivamente Manuel Pereira e Ossufo Momade, segundo as quais aquela formação política irá dividir o país em duas partes, isto como forma de protesto contra a alegada fraude verificada no processo de apuramento dos resultados finais das eleições gerais de Dezembro último. De acordo com a Drª Graciete Xavier da PGR, se se chegar à conclusão de que tais pronunciamentos violam a Constituição e demais leis vigentes no país, serão tomadas medidas necessárias com vista a penalizar os infractores.

Com vista a enquadrar juridicamente as declarações de Pereira e Ossufo Momade, uma equipa de técnicos da PGR já está a encetar, desde a passada sexta-feira, um estudo pormenorizado em torno dos pronunciamentos pois, podem intentar contra a segurança do Estado. Manuel Pereira e Ossufo Momade afirmara publicamente que o seu partido pretende dividir o país pelo rio Save, ficando a parte norte com um Governo liderado por Afonso Dhlakama e sul dirigido pela Frelimo, isto como forma de protesto contra o que chamam de "fraude eleitoral". (Notícias, 27/09/00)

Artigo do jornal metical de hoje:

Não vai haver incineração de pesticidas

Notícias de ontem (26 de Setembro):

Lurdes Mutola trouxe ouro para Moçambique

Chissano: "Resultados da reorganização das FADM são visíveis"

Preços de petróleo estimulam cultivo de algodão


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial