Na Estrada Nacional n° 1: O troço Chicumbane/Xai-Xai da Estrada Nacional n° 1, interrompido desde Fevereiro último em consequência das cheias, reabre oficialmente hoje ao tráfego para todo o tipo de viaturas, após a realização de trabalhos de resselagem de parte da via e construção de desvios e reparação dos encontros da ponte em Chicumbane. Assim a ligação norte/sul do país, volta a ser normal, evitando-se o penoso desvio Chissano/Chibuto. No entanto, decorrem neste momento estudos de engenharia para a definição e decisão da realização no próximo ano de trabalhos definitivos a serem executados na segunda fase. As obras ora terminadas tiveram a duração de 90 dias e estiveram a cargo de uma empresa sul-africana. (Notícias, 07/10/00)
Toda a cidade de Xai-Xai já recebe energia A Electricidade de Moçambique (EDM) procedeu ontem à religação formal de energia eléctrica à parte baixa da cidade de Xai-Xai, também interrompida em Fevereiro último na sequência das cheias. A reposição do sistema foi feita com base em fundos próprios daquela empresa. Numa primeira fase, a energia eléctrica beneficiava apenas a via pública e a partir de ontem passou a ser fornecida aos edifícios públicos, sociais, cantinas e residências que se situam naquela zona. No global, os prejuízos da EDM na cidade de Xai-Xai estão avaliados em 4 milhões USD. (Notícias, 07/10/00)
Ciência e Tecnologia devem ajustar-se à visão nacional de crescimento
O I Seminário Nacional sobre Ciência e Tecnologia, terminado ontem em Maputo, concluiu que a política nacional sobre a matéria, em preparação em Moçambique, deve enquadrar-se na visão nacional de crescimento a longo prazo e exercer uma influência forte em áreas como a Educação e Saúde, tidas como essenciais no esforço de combate à pobreza. Entretanto, deverá ser criado ao nível do Governo, um Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, com o objectivo de estabelecer normas para a formulação, avaliação e acompanhamento da implementação política nacional de Ciência e Tecnologia.
Os participantes no seminário, de três dias, fizeram um radiografia da actual situação da ciência e tecnologia em Moçambique e discutiram metodologias a serem seguidas para a formulação e implementação da política nacional sobre a matéria, concluíram ainda que mais do que o acesso às tecnologias pelos diferentes actores no desenvolvimento do país, o importante é assegurar que em cada caso específico sejam usadas tecnologias apropriadas, tais que possam produzir um impacto no processo produtivo e na melhoria da qualidade de vida da população. (Notícias, 07/10/00)
Amnestia Internacional constata melhorias no campo dos direitos humanos
A principal conclusão do relatório anual 2000 da Amnistia Internacional foi que o respeito pelos direitos humanos aumentou em Moçambique, particularmente em Maputo, onde as denúncias de abusos por parte da Polícia diminuíram. De acordo com o documento que cobre o período de Janeiro a Dezembro de 1999, os esforços para reformar o sistema da justiça criminal e para reformular a preparação da Polícia prosseguiram, muito embora tenham sido reportados casos de violência policial e superlotação de prisões. "O trabalho para reestruturar e reformular a preparação da Polícia prosseguiu ao abrigo de um projecto coordenado pelo PNUD com assistência da Holanda e da Espanha. Membros da Guarda Civil espanhola ajudaram na preparação dos agentes da Polícia através de um programa que incluía cursos de ética policial e direitos humanos", lê-se no relatório.
O documento observa que, embora as novas leis policiais tenham sido promulgadas ao longo de todo o ano, foi pouca a atenção conferida à necessidade de introduzir procedimentos eficazes de vigilância e de apresentação de queixas, tendo os procedimentos usados para receber e registar queixas do público permanecido inadequadas. (Notícias, 07/10/00)
Notícias de ontem (6 de Outubro): Chissano quer dialogar com Dhlakama |