Moçambique on-line


Notícias do dia 9 de Outubro 2000

Ofertas do Governo:
Lurdes Mutola ganha carro e casa

O Estado moçambicano ofereceu à corredora Maria de Lurdes Mutola, campeã olímpica dos 800 metros, uma residência e um automóvel. O imóvel fica localizado no bairro do Triunfo, em Maputo. Estas ofertas foram anunciadas ontem, em Pemba, pelo Presidente da República, Joaquim Chissano, após uma audiência com a atleta. De acordo com o Chefe de Estado, esta prenda surge em reconhecimento do trabalho exemplar que Lurdes Mutola tem realizado no atletismo e elas foram escolhidas de acordo com a preferência da campeã olímpica. Lurdes desembarcou sábado último em Pemba, província de Cabo Delgado, onde foi recebida em apoteose. A corredora moçambicana, que depois de Maputo visitou Nampula e vai escalar as cidades da Beira e Xai-Xai, agradeceu o gesto do Governo e comprometeu-se a trabalhar mais, tanto para a melhoria do seu desempenho como para a busca de novos talentos. (Notícias, 09/10/00)

MONAMO quer facilitar o diálogo Frelimo/Renamo

Segundo deliberou o II Congresso do MONAMO-PSD, realizado fim-de-semana último em Maputo, aquele partido vai usar a sua influência junto da coligação Renamo-UE para persuadir o partido de Afonso Dhlakama a estabelecer um diálogo construtivo com a Frelimo. O MONAMO, à luz da sua ideologia, deve procurar formas de intermediar o diálogo entre a Frelimo e a Renamo na perspectiva de contrariar o clima de instabilidade e contenda destrutiva que tem caracterizado o actual cenário político moçambicano.

O congresso do MONAMO-PSD, que reelegeu Máximo Dias para o cargo de secretário-geral, instou os seus deputados na Assembleia da República a deixarem a "política" de abandono da sala de sessões do parlamento que tem sido a característica da bancada Renamo-UE nesta legislatura. Com efeito, segundo a decisão dos delegados ao congresso, os deputados do MONAMO só poderão abandonar as sessões se houver algum motivo mais que suficiente, diferente das razões que até ao momento são invocados pela Renamo. (Notícias, 09/10/00)

Gala Ferroviária da África Austral: Moçambique ocupou o 2° lugar

Moçambique classificou-se em segundo lugar na IV Gala Desportiva e Cultural da África Austral, ao conquistar três dos 10 troféus do certame, ganho pela África do Sul que arrecadou cinco troféus. Botswana e Zimbabwe conquistaram uma medalha cada. O evento teve lugar em Maputo e movimentou cinco países, nomeadamente Moçambique, África do Sul, Suazilândia, Zimbabwe e Botswana que disputaram troféus nas modalidades de futebol, netball, basquetebol, atletismo, natação, voleibol, puxa corda, muravarava e bilhares. Cerca de 300 pessoas participaram neste acontecimento dos trabalhadores ferroviários, abrilhantado por grupos culturais de renome. (Notícias, 09/10/00)

Notícias de sábado (7 de Outubro):

Na EN 1: troço Chicumbane/Xai-Xai reabre hoje ao tráfego

Toda a cidade de Xai-Xai já recebe energia

Ciência e Tecnologia devem ajustar-se à visão nacional de crescimento

Amnestia Internacional constata melhorias no campo dos direitos humanos


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial