Sector de caju vai despedir 80% dos seus trabalhadores O Secretário-Geral da OTM-central sindical, Joaquim Fanheiro, disse recentemente em Maputo que, devido à crise no sector de caju, perto de 80% dos trabalhadores deste sector - a maioria dos quais das ex-empresas estatais privatizadas - receberam pré-avisos de despedimento, faltando apenas o pagamento dos salários em atraso e respectivas indemnizações. A indústria de caju tem 15 fábricas encerradas e, como consequência, 10 mil trabalhadores encontram-se no desemprego. Fanheiro, acrescentou que, no global, mais de 116 mil trabalhadores de vários sectores de actividade no país perderam os seus postos de trabalho desde que iniciou o programa de reabilitação económica em 1987 e, uma percentagem não superior a 20% conseguiu recolocação. (Notícias, 12/10/00)
Moçambique terá rede nacional de transmissão É assinado hoje em Maputo, um contracto para a primeira fase de estabelecimento da rede nacional de transmissão, através da instalação de um cabo submarino de fibra óptica. Trata-se do maior empreendimento de telecomunicações a ser implantado em Moçambique, cujo objectivo é estabelecer uma rede nacional, regional e internacional de telecomunicações no país. O contracto, a ser rubricado entre a Alcatel e a Empresa Telecomunicações de Moçambique, compreende um projecto avaliado em cerca de 32 milhões USD e incluirá cabos de transmissão submarino e terrestre, para além de um sistema de gestão da rede. (Notícias, 12/10/00)
Vítimas das cheias recebem milho sul-africano A África do Sul entregou formalmente, na terça-feira última em Maputo, ao Governo de Moçambique cerca de 217 toneladas de milho híbrido, para distribuição pelas vítimas das cheias, nas regiões centro e sul do país. Desta quantidade, 117 toneladas foram descarregadas no Porto de Maputo para distribuição pela zona sul e o resto foi alocado à região centro do país. O donativo, avaliado em 530 mil USD, surge em resposta ao apelo lançado pelo Governo aquando das cheias e deverá ser distribuído pelos agricultores do sector familiar para o relançamento da actividade agrícola nestas duas regiões. O milho híbrido foi tratado com produtos químicos para protegê-lo contra pragas e doenças, principalmente durante a sua germinação. A semente híbrida é de melhor qualidade, atingindo uma produção média que varia entre cinco a dez toneladas por hectare. (Notícias, 12/10/00)
Em Nampula: Expansão da rede comercial absorveu 2,6 mil milhões MT O Fundo de Apoio à Reabilitação Económica (FARE) financiou, em Nampula, durante os primeiros seis meses do presente ano 11 projectos de abertura de igual número de estabelecimentos comerciais nas zonas rurais daquela província, correspondente ao valor global de 2,6 mil milhões de meticais (MT). Para o fomento da pequena indústria nessas zonas, o FARE financiou no período em referência quatro projectos no valor de 278 milhões MT. O financiamento para a pequena indústria está fixado em 50 milhões MT, montante que aparentemente não cobre as despesas de aquisição, por exemplo, de uma moageira, gerador eléctrico e construção de edifício para o seu funcionamento. (Notícias, 12/10/00) Notícias de ontem (11 de Outubro): Polícia assalta gabinete e residências da Renamo na Beira |