Moçambique on-line


Notícias do dia 20 de Outubro 2000

Samora recordado ontem

O Presidente Joaquim Chissano, disse ontem em Guruè, província da Zambézia que continua a ser difícil apurar as causas que estiveram na origem do acidente aéreo que a 19 de Outubro de 1986 vitimou o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel e parte da delegação que o acompanhava.

Chissano afirmou, momentos depois de colocar uma coroa de flores no monumento aos heróis moçambicanos em Guruè, que neste momento não se pode dizer se há ou não desenvolvimentos das investigações que decorrem em torno da tragédia de Mbuzini, com o objectivo de apurar as verdadeiras razões que levaram à queda do avião presidencial, um Tupolev 135. No comício que Chissano orientou na vila de Guruè a tónica dominante foi "A vida e obra de Samora Machel" desde a luta de libertação nacional, passando pela proclamação da Independência Nacional, até à sua morte.

As cerimónias centrais do 19 de Outubro tiveram lugar em Maputo, onde o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Mulémbwè, depositou uma coroa de flores no monumento da Praça dos Heróis Moçambicanos. Para Graça Machel, viúva do Presidente Samora, a morte do seu marido é um crime cuja punição ainda está por chegar. (Notícias, 20/10/00)

Veja também:
a nossa página sobre a morte de Samora Machel

Guruè tem central eléctrica

No prosseguimento da sua visita à província da Zambézia, o Presidente Joaquim Chissano inaugurou ontem uma central eléctrica no Guruè que é o culminar de um projecto de extensão de 75 quilómetros da linha de transmissão de energia de 110 kW que parte da subestação de Alto-Molócuè. O projecto, que vai beneficiar 3600 consumidores, foi financiado pelo NORAD, uma ONG norueguesa, e é orçado em 8,6 milhões USD. (Notícias, 20/10/00)

País recebe reforço orçamental de 13,5 milhões de euros

O Orçamento Geral do Estado foi reforçado com um montante de 13,5 milhões de euros disponibilizados pela Comissão Europeia, o qual vai se adicionar a outros 67,8 milhões de euros inicialmente acordados no programa de ajuda da União Europeia ao programa de ajustamento estrutural, cuja convenção de financiamento foi acordada em Agosto de 1998. A adenda à convenção de financiamento, ao abrigo da qual o referido montante é desponibilizado, já foi assinada em Maputo. (Notícias, 20/10/00)

Produção de açúcar aumenta no próximo ano

Moçambique deverá passar a produzir a partir do próximo ano mais de 100 mil toneladas de açúcar, reiniciando ao mesmo tempo a produção de açúcar refinado, facto que não acontece há cerca de 17 anos. Tais desenvolvimentos serão resultado dos investimentos que estão a ser feitos no sector do açúcar e que permitem não só a plantação massiva de cana-de-açúcar mas também a reabilitação de fábricas e a introdução de novas tecnologias.

Na presente campanha o país espera produzir perto de 50 mil toneladas de açúcar através das açucareiras de Xinavane e de Mafambisse. Cerca de 13 mil toneladas de açúcar, da produção deste ano, destinam-se ao mercado dos EUA e correspondem à cota de exportação reservada a Moçambique. O resto da produção vai ser comercializado no mercado interno que enfrenta a concorrência movida por contrabandistas de açúcar provenientes do Malawi, Suazilândia e Zimbabwe. (Notícias, 20/10/00)

Banco Central publica nova tabela de taxa de câmbios

O Banco de Moçambique inicia a partir de hoje a publicação diária de um conjunto de informações sobre o mercado cambial e sobre o mercado monetário interbancário. De acordo com António Pinto de Abreu, administrador do Banco Central, a publicação da nova tabela das taxas de câmbio não implica a alteração da política cambial em vigor, mantendo-se o regime de livre negociação das taxas de câmbio entre os agentes económicos.

A taxa de câmbio publicada até aqui, a do Mercado Cambial Interbancário, será susbtituída pelas taxas médias de câmbio das operações dos bancos comerciais e das casas de câmbio com o público. O Banco de Moçambique considera que esta taxa é a que mais interessa aos agentes económicos e ao público em geral no acompanhamento que fazem da evolução das cotações do dólar dentro do mercado interno.

Quanto ao mercado monetário interbancário, as informações a serem publicadas são as taxas de juro das operações de permuta e liquidez e as taxas de juro de bilhetes de tesouro. Além disso a Banco introduz a chamada MAIBOR (Maputo Inter-Bank Offered Rate), a taxa de juro média do mercado monetário interbancário na praça de Maputo. (Notícias, 20/10/00)

Notícias de ontem (19 de Outubro):

EUA libertam fundos para o Corredor do Limpopo

Nampula: produtores de algodão criam fórum

Mambone vai receber gás natural


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial