Moçambique on-line


Notícias do dia 23 de Outubro 2000

Parlamento elege hoje membros do CSMJ

O plenário da Assembleia da República (AR) elege hoje os membros que vão constituir o Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ), no prosseguimento dos trabalhos da 3ª sessão ordinária, cujo arranque foi turbulento devido a desentendimentos em relação ao primeiro ponto de agenda. Para a composição do CSMJ, cuja eleição dos membros é por voto secreto, a bancada parlamentar da Frelimo já avançou os nomes de Domingos Arouca, ex-líder do partido FUMO, Mónica Waty, António Chade e Sérgio Pantie.

A Renamo, por sua parte, disse que não irá apresentar nomes, uma vez que isto, com a "ditadura do voto" da Frelimo, seria inútil. Refira-se que com a aprovação da agenda, na passada terça-feira, os deputados vão debruçar-se também sobre o regimento interno da AR, documento que será alvo de acesos debates, uma vez que as duas bancadas divergiam até à última semana em mais de trinta artigos. (Notícias, 23/10/00)

Monumento de "Mbuzini" está esquecido

O monumento erguido em memória do falecido Presidente de Moçambique independente, Samora Machel, está a ser danificado pelo gado bovino que pasta em Mbuzini, África do Sul. Em Mbuzini, no local onde a 19 de Outubro de 1986 despenhou o avião presidencial, vitimando Samora Machel e 34 membros da sua delegação, uma das "pedras" que compreendem o primeiro monumento construído em 1991 está completamente danificada e tombada no chão juntamente com a placa de mármore que ostenta os nomes de 17 dos 34 perecidos com Samora. O local histórico, inaugurado em Janeiro de 1999, está transformado em "curral", pululando por todos os cantos, incluindo por cima do novo monumento, gado bovino e seus excrementos, constataram as delegações que visitaram o monumento no passado dia 19. (Notícias, 23/10/00)

Veja também:
foto do monumento

Moçambique promove batata-doce de polpa alaranjada

O Instituto Nacional de Investigação Agronómica (INIA), em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU), leva a cabo amanhã, em Maputo, um seminário subordinado ao tema "Promoção do cultivo de utilização de variedades melhoradas de batata-doce de polpa alaranjada". O seminário enquadra-se no âmbito do programa de combate à deficiência da vitamina A e termina no próximo dia 27 de Outubro.

Entre outros temas, o seminário vai debruçar-se sobre a "vitamina A e sua importância na dieta alimentar: consequências da carência da vitamina A", "alimentos ricos em vitamina A" e "a importância da batata-doce na alimentação infantil". Participam no encontro técnicos do INIA, do MISAU, organizações não-governamentais, entre outros. (Notícias, 23/10/00)

Notícias de sábado (21 de Outubro):

MINED analisa novo perfil dos programas curriculares

Nampula vai enfrentar fome

Há 7 milhões USD para reabilitar Chimuara


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial