Moçambique on-line


Notícias do dia 25 de Outubro 2000

Parlamento debate reconstrução pós-cheias

Hoje a Assembleia da República debate o ponto de situação do programa de reconstrução nacional pós-emergência. Ontem a Ministra de Plano e Finanças, Luisa Diogo, apresentou ao parlamento um informe detelhado sobre situação. A Ministra disse que se estimam em cerca de 600 milhões de dólares os prejuízos económicos causados pelas cheias e mencionou as necessidades orçamentais de cada sector de actividade.

A comunidade internacional garantiu já o desembolso de 259 milhões USD dos cerca de 450 milhões USD prometidos ao Governo na Conferência de Roma. Para o efeito, foram assinados acordos de cooperação que abrangem assistência imediata a vários sectores nacionais, com desataque para o reassentamento da população deslocada, reabilitação de infra-estruturas de educação, saúde, abastecimento de água e energia eléctrica, estradas, entre outros. A Ministra ajuntou que, dos 259 milhões USD já confirmados, cerca de 146,2 milhões correspondem a acordos já assinados e 17,5 milhões destinam-se ao apoio à reconstrução do sector privado.

Na Conferência de Roma a comunidade doadora prontificou-se a disponibilizar um total de 449,5 milhões USD, dos quais 371,8 milhões USD para o sector público e 77,7 para o sector privado. (Notícias, 25/10/00)

Combate à cólera consumiu 10 milhões USD

Segundo o director nacional adjunto da Saúde, Avertino Barreto, que falava ontem, em Maputo, à margem da abertura de um curso de capacitação de profissionais de Saúde e socorristas, o Governo despendeu, durante o período de 1998/99, cerca de 10 milhões USD nas acções de combate e prevenção da epidemia de cólera que tem assolada diversas regiões do país. Este montante foi usado para custear diversas componentes, tais como a purificação das águas, saneamento, transporte, medicamentos, pagamento do pessoal contratado, entre outras.

Organizado pela direcção de Saúde de Maputo, em coordenação com a Organização Mundial da Saúde, o curso visa capacitar os trabalhadores do sector de manejo e tratamento da cólera, garantir que o pessoal serventuário contratado se familiarize com determinados conceitos, atitudes e práticas em relação à prevenção como factor chave para o combate àquela doença. (Notícias, 25/10/00)

Nigéria apoia vítimas das cheias

O Governo nigeriano entregou formalmente ontem, através da sua Embaixada em Maputo, 925 toneladas de milho destinadas a apoiar as vítimas das cheias. Segundo o diplomata nigeriano, Albert Omotayo, esta oferta segue-se a outros materiais e comida enviados ao país durante o período crítico das cheias. O donativo, entregue ao Instituto Nacional de Gestão das Calamidades em 50 contentores, chega numa altura em que os apoios tendem a reduzir perante uma situação em que mesmo aqueles que tinham conseguido plantar alguma coisa, já registam défice em alimentos. (Notícias, 25/10/00)

Notícias de ontem (24 de Outubro):

AR elegeu membros do Conselho Superior de Magistratura Judicial

Comissão Conjunta debate preço da energia da HCB

Vaticano lança pedra para construção de embaixada

Cerimónia tradicional inaugura portagem de Moamba


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial