Moçambique on-line


Notícias do dia 6 de Novembro 2000

Chissano termina visita à província de Sofala

O Presidente Joaquim Chissano encerrou sábado último a sua visita de trabalho à província de Sofala, com um comício popular realizado na cidade da Beira. No encontro, que se diz bastante concorrido, Chissano lançou vigorosas exortações para o combate à pobreza a às intenções de desunião e divisão do país propaladas e defendidas pela Renamo. Foi também um momento aproveitado por Chissano para apresentar algumas das principais linhas do Governo contidas no seu programa quinquenal e explicar que é necessário recolher as armas que estão na posse de pessoas não autorizadas.

Durante a sua intervenção, o Presidente da República deu maior ênfase à necessidade de todos colaborarem activamente na manutenção e preservação das suas cidades e vilas, na sua maioria superlotadas e com todas as consequências daí decorrentes. Neste capítulo, observou que a cidade da Beira, por exemplo, foi concebida para cerca de 10 mil residentes, mas que neste momento comporta 50 vezes mais pessoas que essa capacidade. Apoiantes da Renamo manifestaram-se na ruas contra a visita do Presidente da República, empunhando dísticos e outros materiais do seu partido e do seu líder, Afonso Dhlakama. (Notícias, 06/11/00)

Polícia celebra seu dia

Foi ontem assinalado no país o Dia da Legalidade. Os membros das instituições ligadas à manutenção da ordem e da justiça depositaram uma coroa de flores no monumento aos heróis moçambicanos e apresentaram uma mensagem ao Presidente da República. O Dia da Legalidade não deve ser vista apenas como uma data exclusivamente ligada à Polícia da República de Moçambique mas sim de todas as instituições do Estado que no seu dia-a-dia trabalham em prol da justiça e da legalidade e da própria sociedade, realçou a mensagem, que foi lida pelo Procurador Geral da República, Joaquim Madeira.

A Polícia moçambicana foi criada a 17 de Maio de 1975, como implementação de uma das cláusulas dos Acordos de Lusaka que regularam o processo de descolonização mas, o dia da Legalidade foi institucionalizado pelo falecido Presidente Samora Machel, depois da "ofensiva de legalidade" feita no seio das forças policiais que culminou com um comício popular realizado na Praça da Independência a 5 de Novembro de 1981. (Notícias, 06/11/00)

Munícipes da zona centro capacitam-se em Geografia e Cadastro

Vinte e seis munícipes da zona centro do país encontram-se na cidade de Chimoio na província de Manica para participar num curso de capacitação em matéria de geografia e cadastro. O curso começa hoje, segunda-feira, sob a coordenação da GTZ alemã que tem trabalhado nos projectos de descentralização e desenvolvimento dos municípios.

Outros objectivos do encontro são o fomento do desenvolvimento económico dos órgãos locais com maior destaque para a formação e capacitação em gestão financeira e incentivar o diálogo entre os órgãos do Estado com o munícipes. Com estes princípios a GTZ tem estado a trabalhar com cinco municípios a servirem de experiência piloto, nomeadamente Monapo, Angoche, Manica, Catandica e Vilanculos. Este último foi o primeiro município a elaborar e aprovar um plano de desenvolvimento. (Notícias, 06/11/00)

Notícias da sexta-feira (3 de Novembro):

Antigo deputado da AR cria novo partido

França doa arroz para as vítimas das calamidades

Ministros de Educação da SADC reúnem-se em Maputo


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial