Dhlakama pretende encontro com Chissano
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, disse na passada sexta-feira que vai escrever uma carta ao Presidente Joaquim Chissano, onde especificará os pontos que considera importantes a discutir num encontro a agendar com o Chefe de Estado. Segundo Dhlakama, nesse encontro serão abordadas as suas pretensões ou outras que o Chefe de Estado venha acrescentar.
Dhlakama confirmou que recebeu em Setembro duas cartas de Chissano e que ambas se referiam à sua participação numa conferência intitulada "Agenda 20-20" sobre o futuro do país. O líder da Renamo escusou-se a comentar os pontos que pretende discutir com Chissano. Comentando uma possível tentativa de o julgar pelas manifestações do passado dia 9, Dhlakama disse que tal seria "uma estratégia errada e mesmo uma guerra". (Notícias, 20/11/00)
Governo privatiza aeroporto de Maputo
O Governo anunciou na sexta-feira última a decisão de lançar o concurso com vista à privatização da gestão do Aeroporto Internacional de Maputo, uma empresa que emprega cerca de 350 trabalhadores e serve a cerca de 500 mil passageiros anualmente. O Governo espera que o contrato de concessão seja assinado no segundo semestre do próximo ano, sendo que o período de concessão é de 12 anos, podendo ser prorrogado em termos a acordar.
A concessão compreenderá a gestão, operação das terminais de passageiros e de carga, parque de estacionamento de aeronaves, sistemas de apoio à navegação e aterragem e outras áreas inerentes à operação do aeroporto. No entanto, a concessão não incluirá zonas de terreno actualmente não ocupadas, hangares e suas áreas adjacentes (em uso por outros operadores), bem como a Base Aérea de Mavalane. O concurso tem por objectivo seleccionar uma entidade técnica e financeiramente capaz que, associada à empresa Aeroportos de Moçambique, lidere a realização de investimentos necessários com vista à reabilitação e modernização das áreas referidas. (Notícias, 20/11/00)
Segurança alimentar junta especialistas em Inhambane
A cidade de Inhambane, capital da província do mesmo nome, acolhe a partir de hoje o seminário nacional subordinado ao tema: "Segurança Alimentar e Nutrição na Redução da Pobreza e no Desenvolvimento Rural", um encontro que decorrerá até ao próxima dia 24 do mês em curso.
Há dois anos o Governo moçambicano aprovou a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutrição que aglutina actividades dos diversos sectores do Governo e parceiros em matéria de segurança alimentar e nutrição. Na mesma ocasião, o Conselho de Ministros decidiu que o Plano de Acção de Segurança Alimentar e Nutrição deverá ser feito com base nas preocupações a nível provincial. É dentro deste contexto que o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, responsável pela coordenação do plano, com apoio técnico da GTZ alemã e da União Europeia, realiza agora o encontro de Inhambane. (Notícias, 20/11/00)
Moçambique e África do Sul discutem fronteira comum Os Governos de Moçambique e da África do Sul estão a concluir detalhes técnicos com vista à implantação da chamada "fronteira comum" no posto administrativo de Ressano Garcia, província de Maputo, visando o melhoramento dos procedimentos observados na travessia da fronteira entre os dois países. Nesse contexto, está em curso o processo de melhoramento de infra-estruturas naquele importante ponto de ligação que é parte integrante do Corredor de Maputo. Presentemente, os utilizadores do posto fronteiriço de Ressano Garcia queixam-se da morosidade que se regista na tramitação exigida para a travessia de viaturas, razão porque ocorrem sistemáticos congestionamentos. (Notícias, 20/11/00) Notícias de sábado (18 de Novembro):
Bispos católicos: só o diálogo traz a paz
|