Moçambique on-line


Notícias do dia 1 de Dezembro 2000

Combate ao HIV/SIDA:
Parceiros prometem 105 milhões USD

Os parceiros internacionais de cooperação com Moçambique anunciaram ontem, em Maputo, que vão disponibilizar cerca de 105 milhões USD para operacionalizar o Plano Nacional de Acção para o Combate ao HIV/SIDA (PNCS) durante os próximos três anos. Os compromissos nesse sentido foram anunciados no decurso de uma mesa-redonda, que juntou 60 parceiros, organizada pelo Governo para a mobilização de recursos necessários.

No mesmo encontro o Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, anunciou a contribuição adicional do Governo de 15 milhões USD para o mesmo fim. O PNCS necessita de cerca 261 milhões USD para os próximos três anos. (Notícias, 01/12/00)

Após a visita a Tete:
Chissano reúne-se com Dhlakama

O Presidente Joaquim Chissano e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, deverão reunir-se nos próximos dias para debater a situação reinante no país, com mais enfoque para a crise que se instalou com o desfecho do último processo eleitoral no país. Segundo o Primeiro-Ministro , Pascoal Mocumbi, o encontro deverá acontecer assim que Chissano regressar da província de Tete, para onde se deslocou em visita de trabalho. O Mocumbi assegurou que o lugar e a data da reunião já foram marcados. (Notícias, 01/12/00)

HCB é a maior empresa do país

A Hidroeléctrica de Cahora-Bassa (HCB) continua a liderar a lista das "Cem Maiores Empresas de Moçambique", segundo os resultados de uma pesquisa da KPMG Moçambique, uma firma de auditoria e consultoria, em associação com a Editando de Portugal. O referido estudo é baseado nos resultados financeiros de 1999 e 1998, apurados a partir de inquéritos enviados a aproximadamente 800 empresas a operar no país, respondidos por 191 empresas.

Os promotores da iniciativa indicam que apesar deste número ser ainda reduzido, o mesmo representa um aumento de 35% em relação à pesquisa do ano anterior. O objectivo da pesquisa, a única de género no país, é contribuir para uma maior transparência no ambiente de negócios, bem como promover as empresas e o mercado nacional. A HCB lidera este "ranking" por ordem do volume de negócios. A seguir a HCB posicionaram-se as Telecomunicações de Moçambique e os Caminhos de Ferro de Moçambique. (Notícias, 01/12/00)

Notícias de ontem (30 de Novembro):

Ministros da Cultura da SADC reunidos em Maputo
Mortes em Moçambique inquietam oposição angolana
Até ao final do ano: Economia Moçambicana vai crescer em 3,8%
Governo e doadores debatem SIDA


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial