Ministros da Cultura da SADC reunidos em Maputo
Está a decorrer em Maputo a conferência interministerial da SADC sobre Cultura. A reunião, que termina hoje, deverá adoptar recomendações concretas sobre o papel das artes e da cultura no processo de reintegração regional. Uma das principais questões que apoquentam os artistas da SADC prende-se com a falta de promoção, o desrespeito pela propriedade intelectual, simbolizada por uma crescente e assustadora pirataria de discos, vídeos e outro material produzido a partir da criatividade artística.
O Presidente Joaquim Chissano disse ontem, na abertura da reunião, que os países desta organização precisam de enfrentar o desafio de promover os seus artistas, de modo a que desfrutem das vantagens oferecidas pelas novas tecnologias e consigam atingir um cada vez maior número de pessoas com os bens da indústria de entretenimento. Referiu que em Moçambique e noutros países da região da SADC os artistas enfrentam muitas dificuldades para sobressaírem, não obstante serem detentores de uma criatividade e talento invejáveis. (Notícias, 30/11/00)
Mortes em Moçambique inquietam oposição angolana
Um grupo de partidos da oposição parlamentar angolana dirigiu ontem uma carta ao embaixador de Moçambique em Luanda, manifestando a sua inquietação com os recentes acontecimentos no país e apelando para medidas que previnam o agravamento da situação.
Os políticos angolanos reagem assim às mortes ocorridas no país na sequência das manifestações promovidas pela Renamo-UE que se saldaram em mortes e detenções. O documento foi subscrito pela FNLA, pelo PRS e pela FDP, para além de alguns deputados da UNITA. (Notícias, 30/11/00)
Até ao final do ano:
A economia moçambicana continuará a crescer em 3,8% previstos no Plano Económico e Social de 2000, elaborado pelo Governo. Por outro lado, tomando como base o facto de estar praticamente assegurada a alocação de fundos necessários para a reconstrução pós-cheias, prometidos pela comunidade internacional na Conferência de Roma, as previsões apontam que para o próximo ano a economia do país poderá conhecer um crescimento normal, isto é, a dois dígitos.
Ontem, representantes dos governos de Moçambique e da Suíça, assinaram em Maputo um acordo, em forma de donativo para apoio directo ao Orçamento Geral do Estado no valor de 14 milhões de francos suíços para o período 2001/2003. O acordo prevê ainda a concessão de um valor adicional de 4 milhões de francos para o apoio a um programa adicional de capacitação institucional e de assistência técnica em apoio à reforma fiscal. Estima-se que a inflação anual deverá se situar em torno dos 12%. (Notícias, 30/11/00)
Governo e doadores debatem SIDA Maputo acolhe hoje uma mesa-redonda, que junta o Governo e doadores internacionais, cujo objectivo é a mobilização de recursos para o combate ao HIV/SIDA em Moçambique. Por outro lado, o encontro visa confirmar a assistência financeira e técnica da comunidade internacional interessada em assegurar a implementação efectiva do Plano Estratégico Nacional de combate ao HIV/SIDA, orçado em 261 milhões USD para o período 2001/2003. Prevê-se que no final do encontro o Primeiro -Ministro, Pascoal Mocumbi, faça o anúncio dos passos dados pelo Executivo com relação à epidemia da SIDA. (Notícias, 30/11/00) Notícias de ontem (29 de Novembro):
Detidos de Montepuez não comiam há 9 dias (metical)
|