Reino Unido perdoa juros da dívida moçambicana O Reino Unido da Grã-Bretanha vai perdoar os juros da dívida de Moçambique bem como de outros três países de língua oficial portuguesa. Os quatro países lusófonos fazem parte de uma lista de 41 nações, que irão beneficiar da "clemência" britânica. Por outro lado, a Grã-Bretanha propôs aos países ricos para seguirem o seu exemplo. Neste esforço, o Reino Unido renuncia a 1,6 milhões de libras dos juros das dívidas dos aludidos 41 países. (Notícias, 04/12/00)
Até quarta-feira:
O Presidente da República Joaquim Chissano, disse que o seu encontro com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, poderá acontecer até a próxima quarta-feira em Maputo. Numa conferência de imprensa realizada no sábado passado na vila de Ulôngue, no final da sua visita de trabalho à província de Tete, Chissano disse estar disposto a discutir com Dhlakama "todos os assuntos de interesse nacional".
No entanto, de acordo com o jornal Imparcial, o encontro pode não acontecer tão depressa, já que os dois líderes ainda não chegaram a um entendimento sobre o local do encontro. A Renamo-UE teria enviado uma carta a Chissano dizendo que o encontro poderá ser em qualquer lugar, menos na Presidência.
Esta atitude da Renamo é baseada no seu não-reconhecimento de Chissano como Presidente, uma vez que as eleições teriam sido fraudulentas. No entanto, o Imparcial refere que mais importante do que a discussão do local de encontro é a definição da agenda. (Notícias, Imparcial 04/12/00)
Cheias do Limpopo:
Mais de 22.300 pessoas vão necessitar de apoio multiforme em várias regiões da Província de Gaza, caso se confirme a probabilidade de ocorrência de chuvas acima do normal na região austral de África, que poderão resultar na inundação da bacia do rio Limpopo. Paralelamente, os distritos costeiros daquela província poderão ressentir-se ainda dos efeitos de ciclones formados no Oceano Índico.
Com o objectivo de prever as acções de contingência e exercitar a capacidade interna de gestão e resposta aos eventuais desastres, o Instituto de Gestão das Calamidades está a levar a cabo um ciclo de seminários regionais envolvendo diversos organismos e instituições nacionais e estrangeiras intervenientes no processo de mitigação dos efeitos dos desastres naturais. Com vista à implementação do plano de contingência para a província de Gaza são necessários cerca de 1,6 mil milhões de meticais, a serem aplicados no aluguer, manutenção e abastecimento dos meios de transporte, bem como outros serviços de logística. (Notícias, 04/12/00)
Cirurgiões da África Oriental reunidos em Maputo
Maputo acolhe a partir de hoje a 51ª Conferência Científica da Associação de Cirurgiões da África Oriental, organização que integra médicos de Moçambique, Quénia, Uganda, Tanzania, Zâmbia, Malawi e Zimbabwe. O evento, que irá prolongar-se até a próxima sexta-feira, está a decorrer sob o tema "SIDA e Cirurgia".
Neste encontro serão revistos os "guidelines" aprovados em Maputo em 1993, quando Moçambique acolheu a primeira reunião da organização. Na conferência participam cerca de 100 médicos cirurgiões e, serão abordados mais de 50 trabalhos de investigação sobre temas de várias especialidades cirúrgicas. (Notícias, 04/12/00) Entrada de carne da RAS novamente interditada Gestores da Manica compram a sua empresa |