Moçambique on-line


Notícias do dia 8 de Dezembro 2000

CSCS censura (?) comunicação social

O Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) emitiu no dia 6 um comunicado no qual se diz agastado com as violações da Lei de Imprensa por alguns órgãos de informação. De acordo com o CSCS essas violações aconteceriam principalmente em "artigos, editoriais, páginas de opinião e publicidade relacionados com o clima de agitação política que se vive no país" que, por estimularem o "tribalismo, o regionalismo e a intolerância", seriam "contrários à Constituição, à lei de imprensa, às linhas editoriais dos próprios órgãos e ao espírito de reconciliação nacional".

O comunicado não dá nenhum exemplo concreto e suscitou as reacções mais diversas entre os jornalistas. Hilário Matusse, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas, reconheceu, em entrevista com a RM que ultimamente foram publicados textos que podem ter contribuído para a tensão que se vive no país. O SNJ propõe que se organize um debate à volta deste tema, para encontrar uma forma de, sem recorrer à censura, contribuir para a distensão.

Num editorial na sua edição de hoje, o jornal metical critica o CSCS por não dar exemplos concretos e diz que, sem exemplos, "o comunicado cai na irrelevância" ou até "parece conter um sinal de censura". O CSCS é o órgão que deve garantir a liberdade de imprensa e o direito do povo à informação. A Lei de Imprensa prevê medidas para quando valores como a unidade nacional estão a ser postos em questão pela imprensa. (RM 6/12/00, metical 8/12/00)

MINED poderá anular exames da 7ª e 12ª classes

O Ministério da Educação (MINED) está apreensivo face aos maus resultados que se registam no processo de correcção dos exames das disciplinas de Matemática e Francês dos alunos da 7ª e 12ª classes do sistema nacional de ensino, respectivamente. Face a esta situação as estruturas do sector estão a pensar na anulação ou repetição dos exames destas duas disciplinas, estando-se actualmente a proceder à recolha e análise de dados que possam determinar as razões do insucesso. Embora o processo de correcção das provas ainda esteja a decorrer, as direcções da Educação têm vindo a manifestar a sua apreensão face aos resultados que se registam, sobretudo naqueles duas classes e disciplinas. (Notícias, 08/12/00)

BEI financia expansão da rede de telefonia celular

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou um financiamento de 9 milhões de euros à empresa pública Telecomunicações de Moçambique (TDM). Segundo o Conselho de Administração das TDM, o valor será aplicado no projecto de expansão da rede móvel celular em todo o país. Este financiamento, que completa um empréstimo anterior concedido pela Agência Francesa de Desenvolvimento no valor de 12 milhões de euros, vai possibilitar uma expansão da capacidade do serviço de rede celular em Maputo, bem como o desenvolvimento do serviço telefónico móvel celular nas províncias de Sofala, Manica, Nampula e Tete. (Notícias, 08/12/00)

Vale do Zambeze interessa canadianos

A Agência Canadiana de Desenvolvimento Internacional (CIDA) está a busca de possíveis áreas de investimentos no Vale do Zambeze, tendo para o efeito se reunido ontem em Maputo com as autoridades moçambicanas, nomeadamente o Gabinete do Plano do Zambeze (GPZ). Ainda não são conhecidas as áreas concretas, mas sabe-se que as acções daquela organização governamental canadiana deverão incidir na região do delta do Zambeze.

O interesse da CIDA por aquela região ficou evidenciado em Março deste ano, quando a direcção do GPZ, na companhia de outros países africanos, foi convidada pelo Canadá a fazer uma apresentação sobre as pontencialidades daquela região rica em recursos naturais. (Notícias, 08/12/00)

Notícias de ontem (7 de Dezembro):

No Parlamento: Chissano - vaiado pela Renamo - entoa discurso comedido
AR cria comissão de inquérito e comissão de revisão da Constituição
Alfândegas: reformas entram para a segunda fase
Criado "Fundo Carlos Cardoso"


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial