Moçambique on-line


Notícias do dia 9 de Dezembro 2000

Reconstrução do país:
USAID desembolsa mais 112 milhões USD

Os EUA desembolsaram 112 milhões USD, última parte do montante prometido em Roma, no âmbito do apoio à reconstrução de Moçambique no período pós-cheias. Os acordos para a disponibilização do montante foram rubricados ontem em Maputo entre o Governo moçambicano, a USAID e a Embaixada norte-americana em Maputo. Estes acordos elevam a contribuição do Governo norte-americano para a reconstrução a um total de 132 milhões USD, ultrapassando em um milhão o dinheiro prometido por aquele país em Roma. Assim os EUA tornaram-se no país com maior contribuição para a reconstrução de Moçambique, orçada em 453 milhões USD. (Notícias, 09/12/00)

Exames finais: MINED não anula, mas "facilita"

O Ministério da Educação (MINED) decidiu invalidar algumas perguntas do exame de Matemática, nas quais os alunos da 7a classe do Ensino Primário revelaram muitas dificuldades em muitas escolas do país. A decisão nesse sentido foi tomada depois de um trabalho de recolha e análise de dados para determinar as razões que estiveram na origem dos maus resultados. Contudo MINED indica que ainda é difícil apurar as razões do descalabro naquela disciplina, cuja cifra de aproveitamento situou-se abaixo dos 10%.

Assim nas perguntas validadas, através de uma proporção na escala de 0 a 20, achou-se um coeficiente de 2,3 valores o qual vai multiplicar cada uma das perguntas válidas para determinar a nota final de cada aluno. No entanto em relação a cadeira de Francês nenhuma medida será tomada pois verificou-se que houve escolas com aproveitamento positivo por volta dos 60 e 70%, o que indica que os maus resultados nas outras escolas devem-se à "diferença de rítmo" entre os alunos. (Notícias, 09/12/00)

Plano de desenvolvimento de Inhambane acolhe apoio internacional

Parceiros internacionais de cooperação com Moçambique, representados pela Irlanda, Portugal, Suíça, Canadá, Rússia, Alemanha, organizações não governamentais entre outros, manifestaram o seu apoio ao Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Província de Inhambane (PEDPI), apresentado ontem pelo respectivo Governo. A comunidade internacional comprometeu-se a apoiar as iniciativas do Executivo de Inhambane com vista à realização de duas conferências internacionais, uma de doadores e uma outra de investidores, visando a angariação de recursos para a materialização do plano nos próximos dez anos.

Ontem em Maputo, membros do Governo de Inhambane, reuniram-se com a comunidade doadora numa iniciativa que tinha em vista sensibilizar os parceiros a apoiarem os seus esforços na materialização do PEDPI. O plano, de longo prazo e com previsão até 2010, define a visão estratégica, os princípios orientadores e os objectivos para o desenvolvimento da província. Inhambane é a segunda província mais pobre do país; tem um grande potencial turístico e uma grande reserva de gás natural. (Notícias, 09/12/00)

Jeichande encerra "diferendo" com Luanda

O representante do Secretário Geral da ONU e chefe do escritório da ONU em Angola, o moçambicano Mussagy Jeichande, afirmou ontem em Luanda que não existe nenhum problema no seu relacionamento com as autoridades angolanas. Jeichande salientou que já foi recebido pelo Presidente José Eduardo dos Santos, pelos Ministros das Relações Exteriores e da Assistência e Reinserção Social, entre outras individualidades daquele país.

O diplomata desvalorizou o incidente ocorrido em finais de Outubro, quando o Escritório da ONU em Angola (UNOA) emitiu um comunicado para esclarecer que Jeichande é representante da ONU em Angola, em virtude de o Governo angolano ter enviado aos órgãos de comunicação social uma nota indicando que o diplomata moçambicano era apenas o chefe da UNOA e, por isso estava hierarquicamente dependente da coordenadora da Assistência Humanitária da ONU naquele país, Zoraida Mega. (Notícias, 09/12/00)

Notícias de ontem (8 de Dezembro):

CSCS censura (?) comunicação social
MINED poderá anular exames da 7ª e 12ª classes
BEI financia expansão da rede de telefonia celular
Vale do Zambeze interessa canadianos


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial