Moçambique on-line


Notícias do dia 28 de Dezembro 2000


Em 2000:
Banco de Moçambique registou crescimento

De acordo com o Governador do Banco de Moçambique (BM), Adriano Maleiane, as transações do mercado cambial interbancário registaram um assinalável crescimento no ano 2000, tendo o volume de vendas feitas pelo Banco de Moçambique atingido mais de 170 milhões USD, contra 94 milhões USD registados no ano passado. Maleiane, que falava ontem em Maputo, por ocasião do encerramento do ano económico de 2000, recordou que o programa económico para 2000 previa a consolidação dos resultados alcançados nos anos anteriores; crescimento do PIB em 8% e a inflação anual abaixo dos 8%.

Maleiane disse que o desempenho positivo que a economia nacional vinha registando nos princípios de 2000 (mês de Janeiro) foi bruscamente contrariado pelos efeitos das cheias e ciclones que afectaram o país. O impacto dos desastres naturais pode ser medido pelo crescimento da inflação para 7,2% em Fevereiro, 9,7% em Março e 12,3% em Abril, em termos acumulados. Outros elementos que contribuíram para o fraco crescimento económico foi a queda dos preços, nos mercados internacionais, dos preços dos principais produtos de exportação do país, tais como algodão, copra e o caju, enquanto o petróleo atingia a cotação mais alta dos últimos 10 anos.

A evolução económica, a estabilidade política, em conjunto com o apoio da comunidade internacional, da qual o Governo obteve promessas de cerca de 600 milhões USD, bem como a perspectiva de ver reduzida a dívida no âmbito do HIPC reforçado, permite encarar com optimismo as previsões do Governo para 2001, de crescimento da economia a dois dígitos e a inflação anual de um dígito. Para o próximo ano o BM prioriza a redução da pobreza. (Notícias, 28/12/00)

Falta de sangue no HCM resulta em mortes

O Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo (HCM) ressente-se de uma aguda falta de sangue para satisfazer as necessidades dos doentes naquele hospital. A situação tende a agravar-se com o recrudescimento dos casos de malária, acidentes de viação e de agressões nesta época do ano. Para satisfazer o nível de exigências das enfermarias o banco de sangue precisa de pelo menos 100 unidades por dia, contudo, as doações rondam por volta das 30 unidades por dia.

Segundo fontes hospitalares, este período é crítico porque os estudantes, principais doadores de sangue, encontram-se de férias e algumas empresas, cujos trabalhadores têm doado sangue, estão encerradas em virtude de férias colectivas. Devido à falta de sangue, o HCM já registou óbitos e adiou várias cirurgias. (Notícias, 28/12/00)

Governo reconduz três PCA's

O Conselho de Ministros, reunido ontem na sua 40ª Sessão Ordinária, aprovou três resoluções que reconduzem para os seus cargos os presidentes dos conselhos de administração das empresas públicas Rádio Moçambique, Transportes Públicos de Maputo e dos CFM, respectivamente Manuel Veterano, Luciano Jaime e Rui Fonseca. Na mesma sessão, o Conselho de Ministros aprovou um decreto que prorroga até 30 de Junho de 2001 o prazo de validade dos alvarás e a resolução e ratificação do Protocolo Revisto Sobre os Cursos de Água Compartilhados na Região da SADC, assinado em Windhoek em Agosto passado. Foi aprovada também a resolução que determina a incorporação, a partir de 31 de Janeiro de 2001, de dois mil mancebos nas forças armadas de Defesa e Segurança. (Notícias, 28/12/00)

Notícias de ontem (27 de Dezembro):

Em Abidjan: Governo e Banco Africano assinam acordos
Está confirmado: "Thola" está a operar sem licença
Cinco milhões USD para agrários e comerciantes


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial