Moçambique on-line

Notícias do dia 11 de Janeiro 2001

Na Zambézia: Inundações desalojam 600 pessoas

Mais de 575 pessoas estão desalojadas e extensas áreas de produção encontram-se inundadas devido a um forte vendaval acompanhada de chuva e granizo ocorrido há dias no distrito de Murrumbala, província da Zambézia. As chuvas provocaram inundações que danificaram culturas em cerca de 1400 hectares localizados nas margens do rio Chire, em Morrumbala, situação preocupante pois este ano as inundações estão a ocorrer mais cedo que o habitual.

Em Morrumbala, o vendaval destruiu 70 casas e os cerca de 1400 hectares perdidos tinham arroz, milho e batata-doce, produtos que constituem a base de alimentação das populações daquele distrito. Por outro lado, na província de Tete, o rio Zambeze continua a subir. (Notícias, 11/01/01)

Leia também a notícia do dia 9:
Sobe caudal do rio Zambeze

Muçulmanos apoiam vítimas das cheias na Zambézia

A comunidade muçulmana canalizou 25 toneladas de material e ferramentas diversa para a construção e 50 toneladas de roupa e calçado para as vítimas das cheias na província da Zambézia. O donativo, avaliado em 251 mil USD, resulta da contribuição do empresariado muçulmano nacional, no âmbito do prosseguimento dos seus programas de acção humanitária. (Notícias, 11/01/01)

Caso da cabeça decepada:
Quatro indivíduos recolhem aos calabouços

Uma cabeça humana foi encontrada na sexta-feira da semana passada no bairro da Maxaquene em Maputo. O resto do corpo foi descoberto na localidade de Bobole, no distrito de Marracuene, a uma distância de cerca de 30 km. O corpo foi identificado como sendo o de Juvêncio Dias, um habitante de Bobole. Os assassinos, depois de decepar a cabeça, retiraram a língua, algumas partes do cerebro e olho e a orelha esquerda.

As autoridades policiais detiveram sobre prisão cautelar quatro indivíduos suspeitos de envolvimento no caso. Os quatro detidos são indivíduos com quem o malogrado passou os últimos momentos da sua vida. Acredita-se que eles poderão desempenhar um papel um papel preponderante no esclarecimento do crime.

Este é o quarto caso de uma cabeça decepada a ser reportado em Maputo em menos de quatro anos. O primeiro caso deu-se nas proximidades do Quartel-General e o segundo foi registado no bairro Hulene. Contudo, mais mediatizado foi o da cabeça de Gonçalves Mpoto que levou o semanário Domingo e montar uma campanha anti-muçulmana, na qual acusava o maulana Shafik Kadwala de ter encomendado a cabeça; este, no entanto, foi ilibado pela justiça por falta de provas. (Notícias, 8 e 11/01/01)

Hospital José Macamo recebe medicamentos do Egipto

A Embaixada do Egipto em Maputo entrega hoje três toneladas de medicamentos, no valor de 10 mil USD, ao Hospital José Macamo. Os medicamentos foram enviados pelo Fundo Egípcio para Cooperação Técnica com África (FECTA). Naquele hospital, localizado num bairro periférico de Maputo, está em curso um projecto denominado "Maternidade Segura" levado a cabo conjuntamente pelo Ministério moçambicano da Saúde, FECTA e FNUAP. (Notícias, 11/01/01)

Notícias de ontem (10 de Janeiro):

Três milhões de moçambicanos sofrem de malária
Turismo rendeu cerca de 30 milhões USD
Chissano receberá condecoração da FAO


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial