Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 3 de Março 2001

Cheias:
Há 100 mil pessoas por evacuar

Perto de 100 mil pessoas que se encontram ao longo do vale do Zambeze deverão ser evacuadas devido ao agravamento da situação das cheias na bacia do rio. Em Inhangoma, distrito de Mutarara, há perto de 17 mil pessoas em risco. Dez pessoas que se encontravam cercadas pelas águas morreram nas últimas duas semanas. O Director do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), Silvano Langa, disse que nas cheias de 1978, última referência, o pior pico foi entre a segunda e terceira semana de Março, daí a atenção dada ao evoluir da situação durante os próximos tempos.

Devido às cheias estão criados 40 centros de acomodação, dos quais 21 em Tete, 13 em Sofala e os restantes na Zambézia e Manica, que albergam 24 mil pessoas. Os donativos recebidos até ao momento totalizam 2 milhões USD. A Áustria anunciou ontem a disponibilização de 135 mil USD a serem canalizados através do PMA, organismo que em Tete disponibilizou alimentos para os centros de acomodação de Nyamawabe, Bawa, Mandua e Charre, onde a população é estimada em 15 mil pessoas. Para o distrito de Zumbo foram alocadas pelo INGC cerca de 140 toneladas de milho e feijão, calculadas para um universo de sete mil pessoas por 30 dias. (Notícias, 03/03/01)

Leia também: notícia de ontem
África do Sul e Portugal reforçam capacidade de socorro às vítimas das cheias

Acidente ferroviário faz oito mortos e 22 feridos

Um acidente ferroviário acontecido na madrugada de ontem no distrito de Meconta, província de Nampula, causou a morte de pelo menos 8 pessoas, 22 feridos e danos materiais avultados. O sinistro deu-se quando duas composições ferroviárias de mercadoria, que seguiam em sentidos opostos, chocaram frontalmente, como resultado de aparente negligência de uma das tripulações. Os feridos e mortes viajavam ilegalmente, entre os contentores de carga destinados ao porto de Nacala, com a cumplicidade dos tripulantes dos comboios. A maioria dos viajantes eram vendedores ambulantes que habitualmente recorrem aos comboios para o transporte das suas mercadorias, na procura de custos baixos. (Notícias, 03/03/01)

Notícias de ontem (2 de Março):

África do Sul e Portugal reforçam capacidade de socorro às vítimas das cheias
A "bagunça" agudizou-se no Parlamento
Tribunal Supremo promete ser severo contra magistrados corruptos
Recuperados dois tambores de lixo tóxico


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial