Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 20 de Março 2001

Devido às cheias:
Educação vai reformular calendário escolar

Devido às cheias e inundações, o Governo vai reformular o calendário escolar na zona centro do país. Perto de 42 mil alunos nas províncias de Sofala e Tete não estão a estudar. Para evitar que os alunos percam mais aulas, estas estão a ser ministradas em alguns centros de acomodação. Com efeito, o material didáctico/escolar está a ser canalizado para os centros.

Segundo dados preliminares, em Sofala 50 estabelecimentos de ensino encontram-se submersos ou inundados. Na província de Tete foram afectadas 75 escolas, prejudicando 25 mil alunos e 370 professores. A solução definitiva será encontrada quando as populações forem reassentadas, o que depende do término da época chuvosa e da redução dos níveis actuais dos rios.

Com o cenário a piorar, a barragem de Chicamba, na província de Manica, reabriu ontem uma das suas comportas, estando a libertar para o rio Buzi 219 m³/s de água. A abertura da comporta, em 60%, está a provocar a subida dos níveis à jusante, no rio Búzi. A chuva que está a cair no vizinho Zimbabwe está a elevar os caudais afluentes, aumentando o nível da cota na albufeira de Chicamba. As comportas estavam encerradas desde 9 de Março. (Notícias, 20/02/01)

Leia também: notícia de ontem:
Cheias na bacia do rio Zambeze: Evolução negativa no fim-de-semana

Em 2000:
Receitas 7471 milhões de contos

Dados divulgados ontem, em Maputo, no decurso do XXI Seminário Nacional sobre a Execução da Política Fiscal, indicam que o Estado arrecadou no ano passado um total de 7 471 milhões de contos (mdc) na cobrança de receitas, correspondentes a um cumprimento de 100% da meta prevista. O MPF conseguiu alcançar as metas previamente estabelecidas, 7 400 mdc, no reajuste, dado que a meta de 7 500 mdc ora planificada foi rectificada face ao impacto das calamidades do ano passado. O valor alcançado representa um aumento em 3,7% relativamente às cobranças de 1999.

O impacto das calamidades sobre as empresas levou à redução dos lucros das empresas, influenciando a cobrança da contribuição industrial antecipada e do IVA, devido à diminuição das trocas comerciais e das importações.

O evento, que reúne a cúpula do Ministério do Plano e Finanças, tem como objectivo analisar o desempenho da administração fiscal em 2000 e perspectivar as acções a desenvolver no presente ano em matéria de política fiscal. (Notícias, 20/02/01)

Notícias de ontem (19 de Março):

Cheias na bacia do rio Zambeze: Evolução negativa no fim-de-semana
Eleições na UEM: Mazula inicia campanha, docentes boicotam
Agências da SADC criam centro regional de informação


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial