Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 19 de Março 2001

Cheias na bacia do rio Zambeze:
Evolução negativa no fim-de-semana

O drama das cheias continua ameaçador na bacia do rio Zambeze, não obstante o INGC ter considerado que a situação tendia a melhorar. As estações hidrológicas indicam uma tendência de subida de níveis de água na bacia do Zambeze, bem como das cotas na albufeira de Cahora Bassa (HCB), em virtude do caudal afluente. A albufeira da HCB está a descarregar plenamente em três comportas, apesar de ter fechado a quarta na sexta-feira última. À jusante a situação piora. Por exemplo, os centros de acomodação do distrito de Mutarara estão a receber em média 500 pessoas por dia, idas de Inhangoma, que foi invadida pelas águas do Zambeze e do Chire.

Em auxílio dos desalojados, a Cruz Vermelha da Espanha descarregou ontem, na cidade da Beira, um donativo avaliado em 37 mil USD, constituído por 487 tendas familiares, 997 kits de cozinha, seis tanques de água, além de equipamento para o tratamento desta, destinado ao centro de Chupanga. O PMA abasteceu em alimentos para socorrer as cerca de 25 mil pessoas acomodadas nos centros de Doa e Nhamayábue. (Notícias, 19/03/01)

Leia também:
notícia de sábado passado: Drama das cheias está a chegar ao fim

Eleições na UEM:
Mazula inicia campanha, docentes boicotam

Na sexta-feira passada o actual Reitor da Universidade Eduardo Mondlane e único candidato à sua própria recondução, Brazão Mazula, iniciou a sua campanha. De manhã, os estudantes encontraram nas suas cadeiras folhetos de quatro páginas, a cores, que tinham sido deixados aí por pessoal da Reitoria. Na Faculdade de Medicina Mazula interrompeu as aulas para ter uma "conversa" com os estudantes, na Faculdade de Engenharia ofereceu um almoço a todos os estudantes. Em nenhum desses lugares teve encontros com os docentes.

A relutância de Mazula em encontrar-se com os professores talvez seja um reflexo do facto destes terem exortado a comunidade universitária a boicotarem o processo, que consideram "viciado à partida". Numa resolução, o Sindicato dos Professores da UEM (SNP/ONP) recorda que foi esta organização que dirigiu, em Agosto do ano passado, uma carta a Mazula, solicitando a participação da comunidade universitária no processo de selecção das individualidades reitoráveis. A resposta foi um curto e grosso "isso não haverá!" Somente depois de uma intervenção do Governo, o Reitor deu uma volta de 180 graus e convocou eleições em que docentes, estudantes e pessoal técnico-administrativo participam em pé de igualdade.

O SNP diz que a Comissão de Selecção, composta maioritariamente por pessoas de confiança de Mazula, nem sequer se deu ao trabalho de ouvir as propostas dos docentes no que diz respeito aos critérios para os candidatos e à organização do processo. Face ao que considera "a manobra da Comissão de Selecção e da Reitoria e a má-fé demonstrada em relação à ONP" o SNP manifesta o seu repúdio em relação à forma como a Reitoria pretende conduzir o processo de consulta à comunidade universitária exorta ao boicote. Anuncia ainda que irá consultar os docentes "sobre quem deve dirigir a universidade e encaminhar às entidades competentes o sentimento da academia".

Num comunicado publicado nos jornais, a Comissão de Selecção informou que Brazão Mazula é a única pessoa que se candidatou. De acordo com os estatutos da UEM, cabe ao Conselho Universitário enviar ao Presidente da República uma proposta de três nomes de candidatos a Reitor. O Presidente nomeia o Reitor, podendo escolher entre esses três e não. Em entrevista com o jornal Notícias, Carlos Cauio, bastonário da Ordem dos Advogados e presidente da Comissão de Selecção, argumentou que o Conselho Universitário pode também enviar a proposta de um único candidato. E acrescentou que "Se a comunidade universitária disser, por meio do voto, que não quer Mazula como reitor, ele pode ser proposto na mesma pelo Conselho Universitário." (Notícias, metical, 19/03/01, MOL)

Leia o artigo no metical de hoje: Acusações contra Mazula
Se quiser ler mais sobre a luta dos docentes, visite
o site do Movimento pela Moralização da Universidade

Agências da SADC criam centro regional de informação

Terminou ontem o encontro que, durante dois dias, reuniu em Maputo as agências de informação de Moçambique (AIM), Zâmbia, Zimbabwe (ZIANA) e a Associação das Rádios e Televisões da África Austral (SABA). O encontro decidiu, entre outras coisas, a criação de um centro regional de coordenação do tratamento e disseminação de informação das agências de informação da região (SADC News Agency Pool-SANAP), a ser baseado na AIM, em Maputo.

O centro, que terá autonomia editorial, deverá ser guiado por propósitos comerciais para a sua sustentabilidade. Para o funcionamento deste, as aludidas agências deverão destacar, em moldes rotativos, o pessoal que irá editar o boletim a ser emitido a partir de Maputo. (Notícias, 19/03/01)

Leia também, no metical de hoje:
Caso Carlos Cardoso: Uma investigação, duas tendências

 

Notícias de sábado passado (17 de Março):

Drama das cheias está a chegar ao fim
Transportes de longo curso interditos de circular à noite
País tem 63 mil crianças de 0 a 4 anos infectadas de HIV
Renamo: Zambézia poderia ser "segundo Montepuez"


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial