Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 16 de Abril 2001

Cheias:
Agendada conferência de doadores para Maio

O Conselho Coordenador de Gestão das Calamidades, reunido na passada sexta-feira em Maputo para avaliar o impacto das cheias no país e recomendar acções de reassentamento e reconstrução, decidiu a realização de uma conferência de doadores nos finais do próximo mês de Maio, com vista a angariar recursos para a normalização da vida nas zonas afectadas.

Uma avaliação preliminar dos efeitos das cheias indica que há 235 mil pessoas deslocadas que deverão ser realojadas nas áreas de reassentamento para além de outras 500 mil que carecerão de assistência alimentar durante os próximos dois ou três meses. Com efeito, o INGC vai prosseguir com a supervisão, distribuição de víveres, assistência sanitária e distribuição de água potável nos centros de acomodação bem como acelerar a distribuição de "kits" e insumos agrícolas. (Notícias, 14/04/01)

Polícia detém polícias-ladrões

Quatro agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) foram detidos indiciados de colaboração com associações de malfeitores, participação em assaltos à mão armada e outros "comportamentos incompatíveis" com o estatuto de agentes da Lei e Ordem. Esta iniciativa, pouco vulgar na Polícia, é, segundo porta-voz da PRM, Nataniel Macamo, um exercício que já se impunha no seio da corporação, sobretudo quando se desvenda a existência agentes da corporação envolvidos "no quadro negro da evolução da criminalidade nas cidades de Maputo e Matola".

Os polícias detidos são Octávio Macuvele, guarda da Polícia, indiciado de envolvimento num assalto à mão armada em Maputo, do qual recebeu uma recompensa, dos malfeitores, de 15 milhões de meticais (MT), David Magagule, outro guarda, acusado de participação num assalto à mão-armada a um estabelecimento comercial, no qual o seu grupo apoderou-se de 70 milhões MT, Rafael Wahia, 1o Cabo da Polícia de Investigação Criminal, acusado de ter em sua posse uma arma não registada e envolvimento com vendedores de drogas nos arredores de Maputo, e Carlos Bata, Sargento Principal, acusado de colaboração com associações de criminosos, a quem prestava informações sobre as movimentações da Polícia, para além de que soltava presos sempre que operasse como oficial de permanência no seu posto. Os quatro indiciados refutam todas as acusações que lhes são imputadas. (Notícias, 14/04/01)

CADHP alerta:
Cadeias nacionais necessitam de melhorias

A Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), que ontem terminou a sua visita ao país, recomendou ao Governo a envidar esforços por forma a que sejam alcançados os padrões de reclusão internacionalmente aceites. A comissão exprimiu preocupação face às violações dos direitos humanos, caracterizadas por prisões arbitrárias, inobservância dos prazos de detenção, falta de julgamento, condições higiénicas deploráveis, entre outras anomalias.

Vera Chirwa, relatora da comissão, disse, todavia, que comparativamente a muitos países africanos a situação das prisões em Moçambique não é das piores. A delegação visitou as cadeias de Maputo e da Província de Tete e dialogou com os reclusos e com directores dos estabelecimentos prisionais para além de ter-se reunido com algumas associações ligadas aos direitos humanos no país.

Vera ajuntou, entretanto, que as rusgas policiais em curso na cidade de Maputo preocuparam a CADHP, pois, segundo ela, aumentam sobremaneira o número de detidos nas cadeias, sendo a maioria jovens com 16 anos de idade, alguns dos quais condenados a penas até três anos de prisão. (Notícias, 16/04/01)

Jornal "Notícias" completou 75 anos

O maior diário do país, o jornal "Notícias" completou ontem 75 anos da sua fundação. O "Notícias", fundado no dia 15 de Abril de 1926 pelo então capitão Manuel Simões Vaz, é o mais antigo jornal que se publica no país. Para assinalar a data teve lugar no sábado, em Maputo, uma série de eventos, que compreenderam uma légua, na qual tomaram parte trabalhadores da empresa e particulares e jogos de voleibol de praia.

No mesmo dia, o Ministro da Cultura, Miguel M'kaima, inaugurou uma exposição fotográfica colectiva, na sede do Sindicato Nacional de Jornalistas, que apresenta imagens captadas em vários pontos do país em momentos distintos por repórteres fotográficos do "Notícias". As fotografias focam as principais áreas temáticas que o "Notícias" aborda e a evolução tecnológica da produção jornalística. A exposição está aberta ao público até ao próximo sábado.

A Sociedade Notícias Lda - mais tarde Sociedade do Notícias Sarl - tinha como objectivo a edição dos jornais "Notícias" e "Notícias da Tarde". Este último deixou de ser publicado quando a empresa comprou o jornal "A Tribuna". Durante muitos anos, o jornal teve a forma tablóide sem ilustração. A primeira fotografia foi inserida a 2 de Fevereiro de 1929, facto que foi considerado histórico por na altura ser o primeiro jornal a inserir fotografia produzida na então colónia e nas próprias oficinas. (Notícias, 16/04/01)

Cheias e estiagem afectam produção agrícola

A produção agrícola na campanha 2000/2001 poderá não alcançar as cerca de 1,8 milhão de toneladas de alimentos inicialmente previstos, devido às cheias que afectaram cerca de 42 mil hectares de terra, bem como à seca registada em alguns pontos do país.

Segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, para o caso de milho, que constitui a principal cultura, as primeiras sementeiras realizadas indicam que os rendimentos estarão abaixo da média, devido ao longo período de estiagem no sul, enquanto que para a zona centro, onde se esperavam bons resultados, a maior parte da zona foi afectada pelas cheias. Só o norte do país é que poderá alcançar resultados altos.

Com efeito, nas províncias do sul do país o rendimento em toneladas por hectare de milho, no sector familiar, poderá estar na ordem de 0,29 em Maputo, 0,56 em Inhambane, enquanto que para o centro se espera uma produção de 0,96 em Sofala e 1,06 na Zambézia. No norte o rendimento deverá situar-se entre 0,77, em Nampula, e 1,34, em Niassa, por hectare. Na campanha 1999/2000 o país produziu perto de 1,7 milhões de toneladas de alimentos. (Notícias, 16/04/01)

Notícias da sexta-feira passada (13 de Abril):

Processo Administrativo: Parlamento aprova proposta de lei
Moma: Projecto de areias pesadas é viável


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial