Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 21 de Abril 2001

Afectados pelas cheias estão a receber sementes

A população afectada pelas cheias do corrente ano nas províncias de Sofala, Zambézia e Tete estão a receber "kits" de sementes e instrumentos para a segunda época da presente campanha agrícola, iniciada ainda este mês. A Sementes de Moçambique (SEMOC), empresa que ganhou o concurso para a distribuição dos "kits" para um total de 15 distritos afectados, espera concluir o processo na próxima segunda-feira, após o seu início no passado dia 12.

A SEMOC deverá distribuir um total de 30 500 "kits" com sementes e utensílios agrícolas, resultantes do apoio Itália/FAO. Assim 3 800 "kits" destinam-se à província da Zambézia, 14 800 a Sofala e 11 900 a Tete. (Notícias, 21/04/01)

Suécia apoia UEM

Os governos da República de Moçambique e do Reino da Suécia rubricaram ontem em Maputo um acordo de cooperação na área de investigação na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Ao abrigo do acordo, o Reino da Suécia vai disponibilizar cerca de 79 milhões de coroas suecas para o triénio 2001/2003 para a promoção da investigação e desenvolvimento da capacitação institucional na UEM.

A cooperação entre Moçambique e Suécia desenrola-se com base no memorando de entendimento assinado em 1997, que preconiza a transição da assistência concentrada a programas sectoriais seleccionados, tais como a Educação, Cultura, estradas, energia, administração pública, apoio descentralizado à província de Niassa, democracia, desminagem, desenvolvimento rural e apoio macro-económico. (Notícias, 21/04/01)

CE apoia vítimas das cheias

A Comissão Europeia (CE), através da sua agência humanitária ECHO disponibilizou recentemente 2 milhões de euros para o auxílio de emergência às vítimas das cheias nas províncias do centro do país. O financiamento irá contribuir para alívio das carências de cerca de 80 mil a 150 mil pessoas, na sua maioria deslocadas nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala.

A ECHO espera responder às necessidades alimentares, fornecimento de abrigo e artigos como tendas, lonas, utensílios de cozinha, redes mosquiteiras e cobertores, material de Saúde, água e saneamento, incluindo a reabilitação de furos e comprimidos de cloro para os acampamentos.

Os fundos serão canalizados para a Acção Contra a Fome, Visão Mundial e Federação Internacional da Cruz Vermelha e as acções serão implementadas durante um período de seis meses. Este apoio vem adicionar-se a cerca de 10 milhões de euros disponibilizados através da ECHO após as cheias de 2000. (Notícias, 21/04/01)

Notícias de ontem (20 de Abril):

Exportações atingiram os 303 milhões USD em 2000
Cheias causaram mais de 100 óbitos
Aos zimbabweanos: CFM exigem pagamentos em dólares americanos


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial