Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 16 de Junho 2001

Em menos de um mês:
Preço do combustível sobe pela segunda vez

Em menos de um mês, o Governo agravou pela segunda vez os preços dos combustíveis. Com efeito, o preço da gasolina registou uma subida de 3,8%, passando o litro a custar 11 320 meticais (MT). O Jet A1, o petróleo de iluminação e o gasóleo sofreram agravamentos de 6,1%, 5,1% e 2,2%, passando a custar, respectivamente, 6 633,50 MT, 6 200 MT e 8 870 MT o litro.

A maior subida foi registada no preço do gás butano, que sofreu um agravamento de 11,2%. Assim, cada quilograma de butano custa 12 539 MT, contra os anteriores 11 277,50 MT. Estes preços são válidos nas cidades de Maputo, Beira e Nacala. Para as outras regiões do país serão agravados consoante os custos de transporte. (Notícias, 16/06/01)

Leia a notícia de 18 de Maio:
Face à desvalorização do metical: Governo agrava preços dos combustíveis
 

16 de Junho: Dia do Massacre de Mueda

Assinala-se hoje no país a passagem de 41 anos após o massacre de 600 moçambicanos em Mueda, província de Cabo Delgado, perpetrado pelas tropas coloniais portuguesas, quando de forma pacífica exigiam a independência. As cerimónias centrais da comemoração da data tem lugar esta manhã em Mueda.

Hoje é igualmente comemorado o 21º aniversário da criação do Metical, a moeda nacional, e o Dia da Criança Africana. As cerimónias centrais das comemorações do Dia da Criança Africana, este ano sob o lema "A Protecção da Criança Contra o Abuso e a Exploração", vão ter lugar na vila da Macia, província de Gaza, sob a liderança da Ministra da Mulher e Coordenação da Acção Social, Virgília Matabele.

O Dia da Criança Africana foi instituída pela OUA para recordar que a 16 de Junho de 1976 centenas de crianças foram massacradas em Sharpeville, na África do Sul, pelo então regime do "apartheid". Sharpeville e Mueda estão a considerar a possibilidade de constituirem uma gemelagem entre as duas cidades. (Notícias, 16/06/01)
 

Empresariado deve "salvar" ensino técnico

A vice-Ministra de Educação, Telmina Pereira, defendeu hoje que o sucesso no ensino técnico-profissional em Moçambique passa necessariamente pela maior "parceria entre o Governo e o empresariado". Telmina Pereira falava ontem, em Maputo, durante o encerramento do Seminário Nacional de Consulta Pública sobre as Estratégias do Ensino Técnico-Profissional em Moçambique, realizado pelo Ministério da Educação.

"A parceria é a chave para o sucessso na formação de técnicos profissionais", disse, reconhecendo, no entanto, que é preciso apostar-se também na melhor formação dos professores com vista a transmitir conhecimentos sólidos aos alunos e capacitá-los para enfrentar os desafios do mercado de emprego. (AIM 15/06/01)
 

Em Namaacha e Ressano Garcia:
Alfândegas apreendem mercadoria

As Alfândegas de Moçambique anunciaram ontem a apreensão, nas fronteiras de Ressano Garcia e Namaacha, província de Maputo, de diversa mercadoria que estava a ser introduzida ilegalmente no país. A mercadoria, avaliada em 600 milhões de meticais (cerca de 27 mil USD), é constituída por 77 aparelhos de TV, cerca de 200 caixas de bebidas alcoólicas, 668 de fruta, 20 de óleo alimentar, acessórios para computadores, anilhas de betão, relógios de pulso e uma viatura Ford Courrier. As Alfândegas, geridas pela firma britânica "Crown Agents", indicam que a mercadoria foi apreendida no final de Maio. (Notícias, 16/06/01)
 

Inhambane: comboio pode virar atracção turística

O Governador provincial de Inhambane, Bonifácio Aires Aly, defende a manutenção do sistema ferro-portuário local, neste momento praticamente abandonado e em avançado estado de degradação, para o desenvolvimento do turismo naquela região. "Neste momento é difícil convencer um parceiro sobre a viabilidade económica da linha férrea Inhambane-Inharrime nas condições em que se encontra, mas penso que alguns troços seriam úteis para a movimentação das populações, e sobretudo para a atração turística", disse à AIM aquele governante.

O Governador explicou que os turistas poderiam andar numa carruagem bonita antiga para ver zonas históricas da cidade de Inhambane e bairros suburbanos. Máquinas velhas, algumas a vapor, e carruagens antigas "jazem" ao longo da linha férrea bastante degradada de Inhambane, sobretudo na zona da estação ferroviária da capital provincial, sendo bastante remotas as hipóteses de reabilitação. (AIM 15/06/01)
 

Notícias de ontem (15 de Junho):

Em 10 anos: Governo vai gastar 1,7 mil milhões USD em estradas
Detenção dos moçambicanos foi operação conjunta
MADER entrega concessões florestais
LAM cria empresa de assistência a passageiros e carga
Banco Central fecha Casa de Câmbios


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial