Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 25 de Junho 2001

Celebra-se hoje o 26º aniversário da Independência Nacional

Os moçambicanos celebram hoje o 26º aniversário da independência nacional, conquistada a 25 de Junho de 1975, após a derrota do exército colonial português pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Na cidade de Maputo, capital do país, será depositada uma coroa de flores no monumento aos heróis nacionais e a seguir terá lugar um comício popular no Bairro do Bagamoyo. Actividades semelhantes irão decorrer em diferentes pontos do território nacional.

Entretanto, dirigindo-se à nação, o Presidente da República, Joaquim Chissano, disse que ao tornar-se independente o país contribuiu para a ampliação do espaço geográfico para a paz e a liberdade. Chissano disse que a prioridade actual é a erradicação da pobreza absoluta, a melhoria da segurança e do bem-estar do cidadão, a consolidação da paz, o desenvolvimento da democracia e a defesa do respeito dos direitos humanos. Para o presente ano espera-se a recuperação das altas taxas de crescimento económico que o país vinha alcançando antes da cheias, afirmou o Chefe de Estado. (Notícias, 25/06/01)
 

V edição dos Jogos Escolares termina hoje

O V Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares encerra hoje na cidade da Beira, com a atribuição das últimas medalhas e trofeus às selecções vencedoras das modalidades colectivas, nomeadamente basquetebol, andebol, voleibol e futebol. Os vencedores em atletismo já receberam os respectivos prémios. Entretanto, antes deste acto haverá um desfile de todas as delegações que desde o passado dia 16 deste mês estiveram a participar neste movimento desportivo escolar bastante concorrido.

A cerimónia de encerramento será dirigida pelo Ministro da Educação, Alcido Nguenha. Sob o signo "Por Uma Juventude Saudável, Sã e Livre do HIV/SIDA", a presente edição mobilizou 960 atletas-estudantes de todas as províncias do país. Ainda hoje será anunciada a província que irá acolher a próxima edição dos jogos, no prosseguimento da política de descentralização do festival, instituída pelo Ministério da Educação. Antes da V edição, estes jogos eram realizados na cidade de Maputo. (Notícias, 25/06/01)
 

Régulos do Niassa vão receber insígnias

Régulos e outros líderes comunitários da província do Niassa vão receber brevemente insígnias e outros distintivos, no quadro da implementação do decreto nº 15/2000 do Conselho de Ministros, que reconhece a autoridade tradicional no país. O governador do Niassa, David Simango, que revelou estes dados, disse que o referido decreto prevê igualmente a atribuição de fardamentos, subsídios e, noutros casos, de bandeiras e bicicletas aos mais influentes.

O Governo provincial ainda não tem o registo do número exacto de régulos e líderes comunitários que existem no Niassa mas estima que existam 100. O valor do subsídio a atribuir a cada um destes deverá ser definido pelo Conselho de Ministros. Simango ressalvou que esta autoridade é preponderante na mobilização da população sobretudo para a execução do programa do Governo. (Notícias, 25/06/01)
 

"FilmAfrik" distribui filmes pelas zonas rurais

Os filmes "As Pitas", de Licínio Azevedo, "A Taxa do Lixo", "Ratos e Cabritos" e outros de Orlando Mesquita, foram seleccionados para serem vistos pelo público rural do país, através de um sistema de distribuição montado pela Íris Imaginações. Trata-se de "FilmAfrik" que numa primeira fase irá lançar os filmes (cassetes de vídeo) em 750 "cantinas de vídeo" e posteriormente para 2000 a nível das 33 autarquias do país.

A "FilmAfrik" pretende levar a população a participar na busca de soluções para os problemas nacionais e do continente. Assim, a PSI/Jeito é, entre outras, a instituição que irá fazer a colocação desse material visual através da sua vasta rede de distribuição. (Notícias, 25/06/01)
 

Notícias de sábado passado (23 de Junho):

Preços de combustíveis e inflação apoquentam trabalhadores
Energia eléctrica: Fontes alternativas alimentam Inhambane
No próximo ano: Maputo terá mais escolas


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial