Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 29 de Junho 2001

Busca e preservação da paz:
Moçambique poderá partilhar experiência

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Leonardo Simão, manifestou a disponibilidade do país em partilhar a sua experiência na busca e sustento de paz nos países da região, em África e noutras partes do mundo. Esta disponibilidade foi mostrada na abertura ontem, em Maputo, da conferência sobre "Prevenção de Conflitos e Construção da Paz em África", que reúne em Maputo políticos, académicos, representantes de organizações internacionais como a ONU e de Governos africanos e europeus, entre outros participantes. Simão defendeu "soluções africanas para problemas africanos".

A conferência tem por objectivo discutir possíveis soluções para as guerras no continente africano, bem como iniciativas para preveni-las. O secretário Geral da ONU, Kofi Annan, convidado a participar na conferência, enviou a Maputo o seu adjunto e conselheiro para os assuntos africanos, Ibrahim Gambari, a quem entregou uma mensagem em que se refere Moçambique como "exemplo de um país que acabou com sucesso 16 anos de guerra civil através do diálogo e lançou-se à construção de uma paz duradoira". Na mensagem, Annan recomenda para África a prevenção ao invés do combate aos conflitos. A conferência termina hoje, com uma discussão acerca das relações entre África e União Europeia na solução de conflitos. (Notícias, 29/06/01)
 

Japão concede ao país 26 milhões USD

O Japão vai disponibilizar cerca de 26 milhões USD no âmbito do projectos de construção de sete escolas primárias e duas secundárias na cidade de Maputo, a reabilitação do canal geral do regadio do Chókwè, com um comprimento de cerca de 13 quilómetros, bem como a construção de 148 furos de água e reabilitação de outros 13 na província da Zambézia.

O financiamento visa ainda a aquisição de equipamento de perfuração, assim como a promoção da participação e educação cívica das comunidades, no sentido destas desenvolver uma capacidade de gestão das infra-estruturas de abastecimento de água a serem erguidas. (Notícias, 29/06/01)

Leia a notícia de 23 de Junho:
Maputo terá mais escolas no próximo ano
 

TEBA reergue-se hoje em Maputo

É relançada hoje, em Maputo, a Companhia TEBA, tradicionalmente dedicada à contratação de mão-de-obra para as minas sul-africanas e cujas actividades vinham sendo asseguradas nos últimos anos através da WENELA. O acto será testemunhado por representantes do Governo, mineiros moçambicanos a trabalhar na África do Sul e convidados.

A TEBA, para além da sua actividade tradicional, pretende promover projectos de desenvolvimento rural, que contemplam a prestação de apoio aos antigos mineiros na África do Sul e às famílias daqueles que se encontram trabalhar sob calçada da WENELA. Devido à crise que assola o sector mineiro sul-africano, estima-se que até 2015 não existirá nenhum mineiro moçambicano naquele país. Actualmente trabalham na África do Sul cerca de 44 mil mineiros moçambicanos, contratados pela WENELA. (Notícias, 29/06/01)
 

Governo português condecora embaixador moçambicano

O embaixador moçambicano em Portugal, Pedro Comissário, foi condecorado esta semana pelo Governo português com a medalha Grã Cruz da Ordem Infante Dom Henriques. O diplomata moçambicano recebeu a condecoração no decurso de um almoço com o Ministro português dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, que serviu para assinalar o fim de Comissário em Portugal. (Notícias, 29/06/01)
 

Sporting de Portugal e LCP apoiam vítimas da cheias

Um donativo constituído por géneros alimentícios, vestuário, material didáctico, oferecido pelo Sporting Clube de Portugal, em apoio às vítimas das cheias, será entregue hoje, em Maputo, pela Associação de Luta Contra a Pobreza (LCP) à Cruz Vermelha de Moçambique (CVM). Para além da contribuição "leonina" o donativo é parte do resultado de um projecto da LCP, uma organização não-governamental moçambicana.

Por seu turno, os trabalhadores da empresa Águas de Maputo desencadearam uma campanha de recolha de donativos para as vítimas das cheias, da qual resultou a colecta de centenas de peças de vestuário diverso que entretanto já foi entregue à CVM para o encaminhamento aos destinatários. (Notícias, 29/06/01)
 

Notícias de ontem (28 de Junho):

Inaugurado Instituto de Coração
Dívidas ao INSS: Estado passa a cobrar coercivamente
Mozal reabilita esquadra da Polícia
Hélder Martins lança livro autobiográfico


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial