Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 19 de Julho 2001

Para relançar mineração do carvão:
É necessário um bilião USD

Para revitalizar a produção da produção e exportação de carvão mineral em Moatize, província de Tete, o país precisa de mil milhões de dólares americanos, montante que, segundo Arsénio Mabote, director nacional de Carvão e Hidrocarbonetos, destina-se à reabilitação da linha férrea do Sena, a única alternativa viável para o escoamento da produção para o mercado interno bem como para a exportação. Assim, o Governo está a procura de investidores para o sector. Entretanto, estes questionam a rentabilidade da linha Sena, após reabilitação, uma vez que o carvão é o único produto de peso a ser escoado.

Até ao início da década de 80, antes da guerra ter destruído a linha do Sena e parado as minas, "Moatize" produzia e exportava cerca de 500 mil toneladas de carvão por ano, cifra que actualmente caiu para cerca de 20 mil toneladas anuais extraídas na mina de Chipanga, a única em funcionamento entre as seis existentes. Refira-se que a bacia de Moatize possui entre dois e três mil milhões de toneladas de diversas qualidades de carvão aprovado e cerca de 10 mil milhões de toneladas potenciais. (Notícias, 19/07/01)
 

Apesar do preço do petróleo ter baixado no mercado mundial:
Depreciação do metical faz subir preço de combustível

A depreciação do metical foi uma das razões que levaram a que esta semana o Governo decretasse um aumento dos preços dos combustíveis líquidos no país, numa altura em que nos principais mercados internacionais o custo do petróleo bruto está a baixar. Segundo a Direcção Nacional de Energia, à data da última avaliação, a taxa de câmbio tinha sofrido uma variação de 5,6% em relação à revisão anterior, o que influenciou o preço base do produto em meticais. A última subida dos preços dos combustíveis tinha ocorrido no dia 15 de Junho. (Notícias, 19/07/01)

Leia a notícia de ontem:
Preços de combustíveis agravados pela terceira vez em menos de dois meses
 

Inhambane já tem centro emissor de TV

O Presidente Joaquim Chissano inaugurou ontem na cidade da Maxixe o centro emissor da Televisão de Moçambique, um investimento avaliado em mais de 200 mil USD resultantes de contribuições do Governo provincial, de agentes económicos e até da própria população. A nova torre da TVM permite que o sinal daquela estação seja captado num raio de 75 quilómetros, cobrindo os distritos de Massinga, Morrumbene, Homoíne, Inharrime e as cidades de Maxixe e Inhambane. A anterior antena, montada numa das torres das TDM, será desmontada e entregue ao seu proprietário, o Governo provincial de Inhambane.

Ainda ontem Chissano inaugurou o emissor FM da rádio Moçambique. No entanto, contrariamente ao previsto, não inaugurou a rede de telefonia móvel "mCel", porque as obras ainda não se concluíram. O Chefe de Estado, que deveria visitar Inhambane durante cinco dias, deixará hoje a província para poder participar no funeral, em Maputo, do Coronel General Fernando Matavel. (Notícias, 19/07/01)

Leia a notícia da segunda-feira passada:
A partir de amanhã: Chissano visita Inhambane
 

UEM introduz mestrado em Desenvolvimento Agrário

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) vai introduzir em Agosto próximo, na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, o primeiro curso de mestrado em desenvolvimento agrário. O curso será ministrado em colaboração com o "Larenstein International Agricultural College" (LIAC) e a Universidade de Wageningen (WU), da Holanda, e tem como objectivo a formação de quadros "capazes de formular e implementar estratégias e respostas criativas e inventivas aos problemas e desafios que o sector agrário moçambicano enfrenta nas áreas de economia e análise de políticas agrárias, comunicação e transformação rural, gestão empresarial e de recursos naturais".

Com o curso, que terá a duração de dois anos, pretende-se formar um "académico prático" capaz de aplicar as perspectivas teóricas, enquanto analista da complexa realidade agrária. O mestrado em Desenvolvimento Agrário será leccionado por docentes da Faculdade de Agronomia e de outras faculdades da UEM, bem como professores visitantes do LIAC e da WU e de universidades da região austral de África. (Notícias, 19/07/01)
 

Mutola vence 1000 metros e "limpa imagem"

A corredora moçambicana Lurdes Mutola venceu na passada terça-feira a corrida dos 1000 metros do "meeting" de Estocolmo, pontuável para o Grande Prémio da Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF), ao percorrer a distância em 3.33,53 minutos. Mutola, que neste "meeting" tinha perdido a prova dos 800 metros, distância na qual ganhou a medalha olímpica em Sidney, superou as atletas russas Sventlana Cherkosova, tida como uma das favoritas, e Natalia Cheruiyot, que é especialista nos 1 000 metros. Com esta vitória, Mutola recuperou a sua posição no "ranking" dos 800 metros, subindo do sexto para o segundo lugar, com um total de 36 pontos. (Notícias, 19/07/01)
 

Notícias de ontem (18 de Julho):

BP reprova obras de reparação do oleoduto em Nacala
Preços de combustíveis agravados pela terceira vez em menos de dois meses
ACNUR encerra campo de refugiados na província de Maputo
Reforma do sector público: Moçambique poderá seguir experiência cabo-verdiana


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial