Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 2 de Agosto 2001

Dhlakama diz que chefe do posto não foi espancado
mas devia ter sido...

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, convocou jornalistas, na cidade de Chimoio, para informar que a sua guarda pessoal não espancou o Chefe do Posto de Save, Noé Machaia, nem os dois funcionários públicos. Ajuntou, entretanto, que Machaia merecia um espancamento e se isto "não sucedeu agora, poderá acontecer futuramente". A Renamo acusa o administrador e os seus dois ajudantes de terem impedido a participação dos populares num comício de Dhlakama na localidade de Chidoco.

Dhlakama acrescentou que, se o Governo avançar com a ideia de desarmar os seus homens, será obrigado a tomar o poder pela força. As declarações do líder da Renamo surgem em resposta à advertência do Presidente da República, Joaquim Chissano, segundo a qual a guarda de Dhlakama poderá ser desmantelada se continuar a desencadear desmandos. No entanto, Dhlakama já deixou Chimoio para iniciar uma visita à província de Tete (TVM, 01/08/01)

Leia a notícia de sábado passado:
Renamo liberta "reféns" em Machaze
 

Venda de combustíveis:
Petromoc forma "cartel" com a Sasol

Foi constituída terça-feira à noite, em Maputo, a "Petromoc e Sasol SARL", uma nova empresa de venda a retalho de produtos petrolíferos. Detida em 51% pela Empresa moçambicana de Petróleos (Petromoc) e as restantes acções pela petrolífera sul-africana Sasol, a empresa tem um capital realizado de cerca de 100 mil USD, e está aberta à participação de outras entidades. A meta para os primeiros cinco anos é montar em todo o país um total de 14 postos de abastecimento, num investimento global de cerca de 12 milhões USD.

Com a constituição desta empresa, tanto a Petromoc como a SASOL não vão mais intervir directamente na distribuição de produtos petrolíferos, passando a fazê-lo através da nova sociedade, na qual o património da Petromoc não vai entrar. Com efeito, os novos postos de venda de combustíveis da sociedade passarão a ostentar as bandeiras das duas empresas. Refira-se que a Sasol é o maior accionista no projecto de exploração de gás natural de Temane, na província de Inhambane. (Notícias, 02/08/01)
 

Orçada em 248 mil USD:
Petromoc abre estação de serviço na Maxixe

A Petromoc-Sarl, acaba de realizar um investimento de cerca de 248 mil USD, na reabilitação e equipamento de um posto de abastecimento de combustíveis, na cidade da Maxixe, na província de Inhambane. O novo posto, que resulta de uma parceria entre a Petromoc e o Grupo Salema, foi inaugurado no passado sábado, e compreende infra-estruturas como bombas e lojas de conveniências. (Notícias, 02/08/01)
 

Ministro português da Justiça terminou visita ao país

O Ministro da Justiça de Portugal, António Costa, terminou ontem a sua visita de trabalho ao país, após encontros com o Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, e com o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Mulémbwè. Costa, que chegou ao país no passado sábado, inaugurou as instalações da conservatória do registo civil e notariado do distrito da Manhiça, na província de Gaza, visitou instituições ligadas ao sector da justiça e a Academia da Polícia, pertença do Ministério do Interior.

A visita de António Costa tinha em vista avaliar o trabalho desenvolvido no âmbito da cooperação, iniciada em 1998, visto que em Outubro inicia a preparação do programa trienal de cooperação 2002/2004, que entrará em vigor em Janeiro próximo. Portugal pretende incrementar a cooperação e Moçambique definiu como prioritárias as áreas de formação de quadros e de apoio técnico às reformas legislativas. (RTP-África e Notícias, 02/08/01)

Notícias de ontem (1 de Agosto):

Ensino bilingue será introduzido no próximo ano
Governo reconhece que é difícil garantir educação para todos
Localizados mais dois náufragos do "Alpha"
Descendentes de moçambicanos, vindos de Reunião, visitam Inhambane


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial