Moçambique on-line

Notícias do dia 3 de Outubro 2001

Desde a manhã de hoje:
Trabalhadores da MOZAL novamente em greve

Os trabalhadores moçambicanos na MOZAL, fundição de alumínio, observam desde a manhã de hoje uma greve, por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica, Metalomecânica e Energia (SINTIME), a paralisação, que está a afectar todos os sectores de actividade da fábrica, incluindo o porto da Matola, resulta da insensibilidade da direcção da fundição.

O SINTIME afirma que as negociações que encetou com o patronato redundaram em fracasso devido à irredutibilidade da direcção da MOZAL em relação ao caderno reivindicativo apresentado pelos trabalhadores. A direcção da MOZAL entende que as negociações deveriam ter como base o acordo colectivo assinado entre as duas partes em Dezembro de 1999. Esse entendimento estabelece uma negociação anual de aspectos ligados à revisão dos salários e condições de trabalho. (Notícias, 03/10/01)

Leia também a notícia da semana passada:
Operários da MOZAL preparam-se para mais uma greve
 

No centro do país:
Falta de recursos humanos atrasa reassentamento

Apesar de haver disponibilidade de meios financeiros, o processo de reassentamento da população afectada pelas cheias de 2001 na zona centro do país está aquém do que foi preconizado. Constrangimentos tais como as precárias vias de acesso e, principalmente, a falta de recursos humanos capazes, fazem com que até ao momento tenham sido atribuídos 8761 talhões, apenas um quarto do necessário.

Entretanto, tendo em conta que o processo não estará terminado até ao início da época chuvosa, previsto para este mês, as autoridades procuram "melhorar as condições de abrigo nos locais onde a população se encontra". Refira-se que para o processo de reassentamento os parceiros garantiram a disponibilização dos 17 milhões USD que o governo solicitou. (Notícias, 03/10/01)
 

Iniciou Simpósio sobre Política Nacional de Informática

Iniciou hoje, em Maputo, um simpósio internacional sobre a Política Nacional de Informática. O encontro reúne cerca de 200 delegados nacionais e estrangeiros, que durante três dias irão discutir o documento da proposta de estratégia de implementação da política de informática. O debate abordará grandes temas como "da divisão digital ao dividendo digital", "educação e desenvolvimento de recursos humanos" e "mulher, saúde e juventude".

Em Paralelo com o simpósio esta a decorrer uma exposição sobre as tecnologias de informação e comunicação, que visa "mostrar o empenho do país em aplicar as tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento, bem como os últimos desenvolvimentos no mundo". (Notícias, 03/10/01)

Visite o website do Simpósio sobre a Política de Informática
 

Pela terceira vez consecutiva:
Saíde Omar melhor jornalista da COSAFA

Saíde Omar foi eleito "melhor jornalista desportivo radiofónico", na cobertura da 5a edição da Taça Castle COSAFA, o torneio de futebol das nações da África Austral. Esta é a terceira vez consecutiva que o jornalista da Rádio Moçambique ganha o prémio que anualmente distingue os melhores trabalhos de reportagens, análises e pesquisas sobre a "Taça Castle", produzidos pelos jornalistas concorrentes e publicados nos respectivos órgãos de informação.

Os trabalhos de Saíde Omar premiados foram na sua totalidade transmitidos nas emissões da RM, entre Abril e Agosto deste ano. O prémio é constituído por um valor monetário, um trofeu com o logotipo da competição, e uma viagem para Harare com todas as despesas pagas. (Notícias, 27/09/01)
 

Notícias de ontem (2 de Outubro):

Director do INGC no banco dos réus
Parlamentos russo e moçambicano reatam cooperação
Mundial de Hóquei: Moçambique qualificado para os quartos-de-final


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial