Moçambique on-line

Notícias do dia 22 de Outubro 2001

Em Maputo:
Muçulmanos repudiam bombardeamentos contra Afeganistão

Cerca de três mil membros da comunidade muçulmana de Maputo manifestaram-se, sábado último, contra os bombardeamentos anglo-americanos no Afeganistão e em solidariedade com o povo afegão. A marcha, promovida pelo Movimento Islâmico de Moçambique, uma coligação de treze organizações muçulmanas, foi pacífica e bem organizada. Os manifestantes - homens e mulheres separados - iniciaram a sua marcha junto à estátua de Eduardo Mondlane, percorreram as avenidas Eduardo Mondlane, Karl Marx e Kenneth Kaunda, terminando na Embaixada dos EUA, onde foi entregue uma petição, repudiando os bombardeamentos e pedindo ao governo americano para parar de imediato com a intervenção militar no Afeganistão.

Entre os manifestantes destacavam-se cartazes com o retrato de Osama bin Laden, dizendo "Queremos provas contra Bin Laden". Os participantes gritavam palavras de ordem como "viva a jihad", "viva a paz", "Deus é grande" e "viva Bin Laden". Ao passar a frente do edifício das Nações Unidas, os manifestantes gritavam "abaixo Kofi Annan" e "abaixo os lacaios dos americanos". A Embaixada dos EUA estava protegida por um cordão de polícias de intervenção rápida, fortemente armados, também com gás lacrimogéneo e cães. (AIM, Notícias, MOL, 22/10/01)
 

A partir de hoje:
Novos procedimentos para exploração da terra

O governo introduziu oficialmente hoje os novos procedimentos simplificados de autorização do Direito de Uso e Aproveitamento de Terra, no âmbito das reformas em curso no sector de terras. As medidas, divulgadas pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Hélder Muteia, estabelecem, dentre vários aspectos, um período máximo de 90 dias para o tratamento do despacho de um processo de pedido de terra.

É igualmente estabelecido o prazo de 45 dias para a emissão de pareceres técnicos sobre os planos de exploração da terra, os quais determinam a aceitação ou não do pedido. Por outro lado o processo de consulta às comunidades locais passa a ser efectuado antes de o pedido de exploração dar entrada aos Serviços de Cadastro e é da responsabilidade do peticionário, assessorado pelos serviços de cadastro e pela administração local.

José Elias Mucombo, director nacional de Geografia e Cadastro, afirma que esta medida visa acabar com a inércia, a burocracia e a falta de responsabilidade por parte do pessoal responsável pela tramitação processual nos serviços de Geografia e Cadastro, incluindo as instituições públicas responsáveis pela emissão de pareces técnicos. Só nos últimos dois anos, estavam acumulados mais de 9 mil processos, mas com as reformas em curso no sector de Cadastro, existem actualmente apenas cerca de 300 pedidos por despachar. (Notícias, TVM, 22/10/01)
 

Carlos Cardoso assassinado há 11 meses

Completam-se hoje exactamente 11 meses sobre a data do assassinato do jornalista Carlos Cardoso. Como já se tornou habitual, a família e os amigos de Cardoso organizam uma pequena cerimónia de deposição de flores no local do assassinato, local este em que o Conselho Municipal de Maputo se recusa a erguer um monumento em homenagem ao malogrado.

No entanto, os advogados de defesa dos acusados - Ayob Satar e Vicente Ramaya como autores morais e "Nini" Satar, "Anibalzinho", Carlitos Rachid e Manuel Fernandes, "Escurinho" como autores materiais - recorrerem do despacho de pronúncia do Juiz da causa. Este recurso já subiu para o Tribunal Supremo, de modo que o anúncio da data do julgamento está agora pendente da decisão do Tribunal Supremo. (metical 22/10/01)
 

Atletas de Chimoio dominam "Corrida contra a Pobreza"

Decorreu ontem em Maputo a etapa final da "Corrida Contra a Pobreza", patrocinada pelo PNUD. Os fundistas Joaquim Chigueda e Beatriz António, ambos da Liga Muçulmana de Chimoio, venceram a prova e receberam de prémio 5 milhões de meticais, cada um. Beatriz António ganhou pela segunda vez consecutiva a meia maratona enquanto Chigueda, que havia perdido no ano passado a favor Luís Conde, recuperou o pódio.

Joaquim Chigueda e Beatriz António, já haviam ganho a primeira etapa da zona centro, que teve lugar há sensivelmente 15 dias, na cidade da Beira. A segunda e terceira posições, masculinos, foram ocupadas por Luís Conde e José Durão, ambos da "Liga Muçulmana" de Chimoio.

Entretanto, a Escola Comunitária da Igreja Independente "Cristo Internacional" de Chimoio, o Centro Santo Estêvão da Matola e o Centro de Raparigas Necessitadas, do Bairro da Liberdade, em Maputo, são as instituições que irão receber as receitas desta corrida. A cada uma destas instituições serão entregues 5 mil dólares. (Notícias, TVM, 22/10/01)
 

Notícias de sábado passado (20 de Outubro):

Moçambique e África do Sul recordam Samora
Há negociações na MOZAL
AR cria comissão de petições
Produção de cereais atingirá 1,9 milhões de toneladas
HIV-SIDA: clínica para camionistas de longo curso


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial