Moçambique on-line

Notícias do dia 7 de Novembro 2001

BAD financia três projectos de desenvolvimento

O governo e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) rubricaram ontem, em Maputo, três acordos de financiamento de projectos visando a capacitação institucional e criação de infraestruturas e condições básicas para a redução da pobreza das populações, num valor total de mais de 30 milhões de dólares. Um desses acordos destina-se ao financiamento da capacitação institucional na área da geologia, enquadrada no âmbito da reabilitação e modernização de infra-estruturas básicas necessárias para a investigação geológica. Este projecto procurará igualmente financiar a capacitação da área de gestão ambiental da actividade mineira, bem como apoiar a promoção da mineração de pequena escala e artesanal.

Os restantes dois acordos referem-se ao Projecto de Electrificação rural, destinado à extensão da rede de energia a 19 centros rurais, nas províncias de Inhambane, Gaza, Tete e Nampula, e ao Projecto Educação IV que visa aumentar o acesso, a eficiência e a qualidade de ensino secundário geral e técnico, bem como reforçar a capacidade institucional e a descentralização na Educação. O BAD financia 60 projectos de desenvolvimento no país. (Notícias, 07/11/01)
 

Em Maputo:
TVCabo lança NETCABO

O primeiro-ministro, Pascoal Mocumbi, preside hoje, em Maputo, ao lançamento oficial da NETCABO, o acesso à Internet através da rede de televisão por cabo, oferecido pela TVCabo. A TVCabo afirma que a NETCABO pode dar um acesso cerca de 10 vezes mais rápido, sem ocupação da linha telefónica e com maior qualidade de som e imagem.

Numa primeira fase este serviço será comercializado apenas na parte de Maputo onde a TVCabo já tem a sua rede instalada. Depois de instalada a rede na Matola e na Beira, o serviço será acessível também aos cidadãos destas cidades. A TVCabo é uma empresa do grupo Visabeira de Portugal, parceira das Telecomunicações de Moçambique. (Notícias, 07/11/01)

Leia também esta notícia da sexta-feira passada:
Vai baixar custo de chamadas telefónicas locais

 

Futuro Centro Cultural da Matola:
Cinema 700 entregue ao Município da Matola

O Município da Matola vai contar, a partir do ano 2003, com um grande centro cultural na sequência da cedência, pelo Ministério da Cultura do Cinema 700, localizado naquele município. O acto de entrega, que teve lugar segunda-feira nas instalações do Conselho Municipal da Matola, marcou o culminar de um processo iniciado em 1998, que envolveu não só as duas instituições, mas também o Ministério do Plano e Finanças.

O projecto, segundo o Presidente do Conselho Municipal da Matola, Carlos Tembe, contempla obras de beneficiação no actual edifício e a construção de um outro no seu alçado esquerdo. Após a conclusão das obras de reabilitação, o antigo edifício estará capacitado para acolher espectáculos e filmes, enquanto o novo edifício albergará uma sala de conferências, biblioteca, sala de exposições, cafés, entre outros serviços. (AIM 06/11/01)
 

Na Matola:
Reservatório continua a arder

O incêndio que deflagrou na última segunda-feira num antigo reservatório de produtos químicos na cidade da Matola continuou activo durante o dia de ontem. O material inflamável que reveste o depósito já foi consumido pelas chamas em toda a cintura, restando apenas uma parte na zona inferior do depósito que continua a alimentar as chamas. Os bombeiros não puderam-se aproximar do depósito para extinguir o fogo devido à natureza argilosa do solo. (Notícias, 07/11/01)
 

Notícias de ontem (6 de Novembro):

Incêndio devora reservatório da "Química Geral" na Matola
Nas zonas afectadas pelas cheias, alunos no centro do país terão exames especiais
Governo solicita fundos para combate ao HIV/SIDA
Proposta de novo Código Comercial em debate


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial