Moçambique on-line

Notícias do dia 23 de Janeiro 2002

Banco Europeu de Investimento
BEI financia participação do Estado na MOZAL

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar, em 20 milhões de euros, a participação do Estado moçambicano na estrutura accionista do projecto de expansão da fundição de alumínio em Beloluane, MOZAL II. O montante, segundo um comunicado de imprensa da delegação da Comissão Europeia em Moçambique, vai servir para manter os 3,4% que o Estado moçambicano detém naquela empresa. Segundo o comunicado, este é o terceiro empréstimo do BEI relacionado com a Mozal. O Banco já tinha financiado a participação do Estado moçambicano na primeira fase da MOZAL num montante de 19 milhões de euros e também concedeu um empréstimo directo à MOZAL no valor de 38 milhões de euros. (AIM 22/01/02)

Leia também esta notícia de 7 de Fevereiro do ano passado:
Governo aprova expansão da Mozal

 

Situação prisional:
"Prison Fellowship International" visita o país

Uma delegação da "Prison Fellowship International", um órgão das Nações Unidas, virado para a redução da criminalidade, encontra-se desde ontem em Maputo, para se informar da situação prisional no país. A delegação irá manter contactos com as estruturas governamentais e com elementos da sociedade civil, ligados ao sector da justiça. A delegação, chefiada pelo seu vice-presidente, Tim Khoo, foi recebida ontem, em audiência, pelo ministro da Justiça, José Abudo, e hoje vai se encontrar com o Conselho Cristão de Moçambique. Refira-se, entretanto, que foi criada recentemente, no país, uma organização não-governamental, denominada Fraternidade Prisional de Moçambique, que pretende criar projectos para a assistência de prisioneiros e ex-prisioneiros, mas que ainda não foi oficializada. (Notícias, 23/01/02)
 

Na Clínica Tai Chi em Maputo:
Assaltantes assassinam médico chinês

Jin Guoxing, um médico tradicional chinês de 59 anos de idade, co-proprietário da clínica de massagens Tai Chi, em Maputo, foi assassinado ontem a tiro naquele estabelecimento por quatro assaltantes. A ocorrência deu-se na manhã de ontem, quando a quadrilha, munida de duas pistolas e dois punhais, se introduziu na clínica, trancando de seguida todo o pessoal na cozinha, exigindo dinheiro.

O médico tentou resistir à ameaça e foi baleado mortalmente por um dos "ninjas". De seguida os ladrões puseram-se em fuga, levando consigo uma mala contendo 5 milhões de meticais (cerca de 200 dólares americanos) e um descodificador digital de satélite. Buscas efectuadas pela Polícia culminaram com a detenção de um suspeito, supostamente reconhecido por uma das empregadas da clínica, decorrendo neste momento diligências para a neutralização dos restantes três elementos do bando. (Notícias e TVM, 23/01/02)
 

Notícias de ontem (22 de Janeiro 2002):

Assinado acordo sobre mineração de areias pesadas em Moma
Na zona centro: PMA "antecipa" cheias
Governador do Niassa suspende professor bêbado


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001/2002

Clique aqui voltar para voltar à página inicial