Moçambique on-line

Notícias do dia 22 de Janeiro 2002

Mineração de areias pesadas
Assinado acordo sobre a mina de Moma

O Governo moçambicano e a firma irlandesa Kenmare rubricaram ontem dois acordos respeitantes ao projecto de areias pesadas de Moma, na província de Nampula. O contrato-licença regula a mineração, por parte da subsidiária da Kenmare em Moçambique, a Kenmare Moma Mining Ltd, enquanto o acordo de implementação regula o processamento do minério pela Kenmare na futura Zona Franca Industrial de Moma e a exportação do produto final. Os dois acordos foram assinados pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Castigo Langa, e pelo director financeiro da Kenmare, Tony McCluskey.

As obras de construção da mina, que deverão levar cerca de 18 meses, poderão arrancar ainda este ano, quando estiverem concluídos os acordos de financiamento. Estudos já divulgados indicam que o projecto de Moma vai produzir cerca de 600 mil toneladas de ilmenite e ainda cerca de 35 mil toneladas de zircão e rútilo por ano, num valor de cerca de 70 milhões USD. Ilmenite e rútilo são fontes do elemento titânio, enquanto zircão é fonte de zircónio. Os produtos devem ser exportados principalmente para os Estados Unidos e a Europa. Os depósitos de areias pesadas em Moma são menores que os de Chibuto, mas são mais puros e mais fáceis de explorar, exigindo por isso menor investimento inicial.

Refira-se que a mina estará sujeita à legislação mineira em vigor no país, enquanto que a fábrica de processamento funcionará em moldes de uma zona franca industrial. A zona franca industrial de Moma, ocupando uma área de 120 mil m², foi aprovada pelo Conselho de Ministros em Novembro de 2000. Como também aconteceu com a Zona Franca da Mozal, no sul do país, pormenores sobre as isenções concedidas à empresa não foram tornados públicos. No quadro do projecto está prevista a construção de uma linha de transmissão de energia eléctrica, a ser usada sobretudo no processamento, da cidade de Nampula até Moma. A linha, que será estendida num percurso de mais de 150 km, é avaliada em cerca de 12 milhões USD. (Notícias e TVM, 22/01/02)

Leia também esta notícia de 13 de Abril do ano passado:
Moma: Projecto de areias pesadas é viável

 

Na zona centro:
PMA "antecipa" cheias

Cerca de mil toneladas de produtos diversos estão já posicionados em algumas regiões da zona centro do país, para fazer face a uma eventual ocorrência de cheias. Com efeito, na província de Sofala foram colocadas 79,5 toneladas de produtos no distrito de Chemba, 40,5 em Marromeu, 93,3 em Machanga e 47 em Munza. Na província de Manica, o distrito de Tambara já recebeu 76 toneladas, enquanto na província de Tete foram posicionadas 150 toneladas, no distrito de Mutarara. Por último, a província da Zambézia recebeu o maior lote, 500 toneladas, reserva armazenada na cidade de Quelimane.

Entretanto, caso não houver cheias os referidos produtos poderão ser utilizados para os programas de apoio à Educação, nos centros internatos e para lanches escolares. Gianluca Ferrera, coordenador de Programa Mundial de Alimentação em Sofala, adiantou que o programa de lanches escolares, a arrancar no próximo mês de Fevereiro, poderá beneficiar mais de 43 mil alunos em 142 escolas primárias e secundárias da província. (Notícias, 21/01/02)
 

Em Niassa:
Governador suspende professor bêbado

Em plena cerimónia de abertura do ano lectivo 2002, o Governador da província do Niassa, David Simango, suspendeu um professor da escola secundária Paulo Samuel Kankhomba de Lichinga, alegadamente por consumo excessivo de álcool. "É um exemplo vergonhoso", disse Simango ao emitir a ordem de suspensão do professor, depois de a direcção da escola confirmar que, durante o ano lectivo passado, este se apresentara sempre embriagado na sala de aulas.

O Governador disse que o docente não entra mais nesta escola. "Pode ir aonde quer. Se quer continuar nos bares que continue. Nós não queremos professores bébados", disse Simango ao emitir a ordem de suspensão durante o discurso, por ocasião da abertura do ano lectivo, transmitido pela Rádio Moçambique naquela província. (AIM 21/01/02)
 

Notícias de ontem (21 de Janeiro 2002):

Ano lectivo inicia-se hoje
2 500 000 MT por um lugar na escola...
Renamo quer revisão da lei eleitoral ainda este ano
Dhlakama "Personalidade Política do Ano 2001"


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001/2002

Clique aqui voltar para voltar à página inicial