Moçambique on-line


Notícias do dia 28 de Outubro 2000

Autorizada exploração de areias pesadas de Chibuto

O Governo moçambicano, a Corridor Sands Ltd e a Southern Mining Corporation Ltd rubricaram ontem, em Maputo, dois acordos tendo em vista o desenvolvimento do projecto de areias pesadas de Chibuto. O projecto, denominado "Corridor Sands Project", visa explorar um dos maiores depósitos de minérios internacionais localizado nas proximidades da cidade de Chibuto, a cerca de 40 quilómetros da linha costeira. Os dois acordos, sobre a exploração e o desenvolvimento dos minérios, cobrem aspectos como o desenvolvimento da extracção mineral, instalações fabris de processamento e oficinas de fundição.

O projecto visa converter o mineral ilmenite em titânio e ferro de alto pureza, juntamente com minerais como o rútilo e o zircão. Esse produtos serão transportados via férrea para uma nova instalação, a ser construída no porto de Matola. Prevê-se que o projecto seja efectivamente implementado no ano 2002, dado que o mesmo requer ainda a construção de uma linha férrea de Chibuto até à Barragem, com 84 quilómetros e um custo de cerca de 54 milhões USD. Outro prérequisito é o fornecimento de electricidade à região, o que implica a construção de uma linha de transporte de energia eléctrica de 400 kV de Matola até Chibuto. Este projecto envolverá, na sua primeira fase de produção um investimento de cerca de 500 milhões USD, 2000 postos de trabalho, dos quais cerca 700 serão permanentes. (Notícias, 28/10/00)

Vice-ministro nomeado e demitido na mesma semana

Santos A. D. Gonzaga Jeque, que havia sido nomeado a 17 de Outubro corrente para o cargo de vice-ministro da Juventude e Desportos, foi demitido ontem pelo Presidente Joaquim Chissano. Um despacho presidencial indica que antes da sua nomeação Santos Jeque já havia sido expulso do Aparelho de Estado nos termos da alínea f) do artigo 184 do Estatuto Geral dos Funcionários do Estado, decisão publicada no Boletim da República em Novembro de 1997 e, no acto da sua indicação não revelou tal informação. Refira-se que Jeque havia sido empossado na última quarta-feira para aquele cargo governamental. (Notícias, 28/10/00)

Dinamarca apoia Moçambique em 200 milhões USD

O Reino da Dinamarca vai disponibilizar a Moçambique, durante os próximos cinco anos, cerca de 200 milhões USD no âmbito da assistência técnica ao desenvolvimento no país. Os documentos que formalizam o apoio, que inclui a cooperação bilateral, assistência técnica, apoio a projectos no âmbito do meio ambiente e desenvolvimento da cooperação com o sector privado, entre outros domínios, foram assinados ontem, em Maputo, no final das conversações para as habituais consultas anuais entre os dois governos que vinham decorrendo desde há três dias.

No decurso das conversações, as duas partes reexaminaram a questão das 900 toneladas de pesticidas obsoletos armazenados na estação de tratamento de lixo tóxicos da Matola. Recorde-se que o governo moçambicano decidiu recentemente que este lixo já não será incinerado em Matola. As delegações acordaram sobre uma estratégia para a exportação, de forma segura e rápida, e tratamento no exterior, dos pesticidas. (Notícias, 28/10/00)

Notícias de ontem (27 de Outubro):

Só em 2004 o gás de Pande chegará a África do Sul

Maputo acolhe mais uma conferência sobre as cheias


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial