Moçambique on-line


Notícias do dia 27 de Outubro 2000

Só em 2004 o gás de Pande chegará a África do Sul

O projecto do gás natural de Pande deve ter o seu início em Junho de 2001 e o primeiro fornecimento de gás à África do Sul não deverá ocorrer antes do primeiro trimestre de 2004. Em Junho de 2001 começarão as obras de construção do gasoduto, numa extensão de 895 km, a partir dos jazigos de Temane, na província de Inhambane, até Secunda na África do Sul.

Recentemente foi assinado um acordo entre o Governo moçambicano e a companhia americana ENRON, nos termos do qual esta multinacional se compromete a desenvolver um mercado para o gás de Pande, considerando como principal destino o Projecto de Ferro e Aço de Moçambique que prevê a construção de uma fábrica de lingotes de aço e representa um investimento de cerca de 1,1 mil milhão USD, para a primeira fase. A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e a Empresa Petróleos de Moçambique, com uma quota de 30%, e a SASOL com os restantes 70%, serão parceiros no desenvolvimento dos campos de gás de Pande e Temane. As reservas do gás em alusão serão dedicadas a SASOL Gás, no âmbito de um acordo de venda deste hidrocarboneto, para os seus clientes em Moçambique e África do Sul. (Notícias, 27/10/00)

Leia também a notícia de 24 de Agosto:
Haverá carros movidos a gás em Vilankulo
 

Maputo acolhe mais uma conferência sobre as cheias

Especialistas de diversos países reúnem-se hoje em Maputo, numa conferência internacional sobre as cheias em Moçambique, um encontro que vai abordar a gestão dos recursos hídricos, medidas estruturais e não-estruturais para a mitigação das cheias, sistemas de disseminação de informação e coordenação regional e internacional. O encontro terá a participação do Presidente Joaquim Chissano e do Príncipe de Orange da Holanda, para além de cerca de 15 especialistas e ministros de pelouro das águas dos estados membros da SADC, entre outros convidados, totalizando cerca de 250 participantes.

Nesse encontro será feita uma avaliação e análise da situação hidrológica, geográfica e social e de outros aspectos ligados às cheias deste ano e traçar estratégias para futuras acções de mitigação das cheias em Moçambique. A conferência é organizada conjuntamente pelo Governo moçambicano, pelo Secretariado do 3° Fórum Mundial de Águas e pela Associação Internacional de Hidráulica e Pesquisa da Holanda. Esta conferência segue-se a dois outros encontros realizados ainda este ano em Maputo com o objectivo de analisar o impacto das cheias em Moçambique. (Notícias, 27/10/00)

Notícias de ontem (26 de Outubro):

EUA concedem 55 milhões USD para reabilitação da linha do Limpopo

Matutuíne: Inundações destroem culturas das populações

Moçambique deve ter uma fundição de ouro

Inhambane: Tribunal condena dois réus a 14 anos de prisão


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial