Moçambicanos devorados por crocodilos na RAS Dois moçambicanos foram mortos a semana passada em Empanguene, província sul-africana de Kwazulu-Natal, quando o proprietário da farma onde trabalhavam os obrigou a mergulhar num rio cheio de crocodilos. Um terçeiro escapo ileso. Os três, que trabalhavam naquela farma há bastente tempo em situação ilegal, exigiram o pagamento das suas remunerações, mas o farmeiro optou por fazer-lhes intimidações de detenção e empurrou-os para o rio. (Notícias, 24/08/00)
Encontro intercontinental de Católicos:
Representantes da Igreja Católica de África e América iniciaram ontem em Maputo um encontro sobre "Reconciliação, resolução de conflitos e construção da paz pela cidadania". Os cardeais, bispos, sacerdotes, religiosas e fiéis católicos pretendem encorajar a sociedade civil para influenciar os processos de decisão política conducentes à paz onde existirem conflitos.
O seminário intercontinental é orientado pelo presidente da Confederação Episcopal moçambicana, Francisco João Silota, bispo do Chimoio e deverá encerrar no próximo domingo com uma grande celebração eucarística dirigida peo Cardeal Arcebispo de Maputo, D. Alexandre José Maria dos Santos. (Notícias, 24/08/00, LUSA)
Partidos social-democratas discutem a paz
Partidos políticos africanos membros da Internacional Socialista estão reunidos em Maputo para debater "Percursos comuns para a paz na África Austral e um diálogo norte-sul entre partidos políticos". O encontro, a portas fechadas, debruçar-se-á principalmente sobre as guerras em Angola e na República Democrática do Congo.
O encontro de Maputo é organizado em conjunto com a Fundação Friedrich Ebert e nele participam deputados alemães do SPD (Partido Social Democrata). Da África Austral estão representados o ANC (África do Sul), MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e a Frelimo. (Notícias, 24/08/00)
Haverá carros movidos a gás em Vilankulo Vilankulo será o primeiro lugar em Moçambique com carros movidos a gás. No âmbito de um projecto financiado pela empresa sul-africana Sasol, dois minibuses serão modificados para usarem gás natural como combustível. Recorde-se que a empresa Sasol irá explorar o gás de Pande e de Temane e construirá o pipeline de Pande para a África do Sul. (Rádio Moçambique 22/08/00) Notícias de ontem (23 de Agosto): Assalto à mão armada ao Banco Austral Parceiros tem de agir em bloco Congresso americano quer que Chissano clarifique posição sobre o Zimbabwe |