Moçambique on-line


Notícias do dia 23 de Agosto 2000

Assalto à mão armada ao Banco Austral

Três homens armados assaltaram, na segunda-feira última, a dependência do Banco Austral na Av. Fernão de Magalhães na Baixa da cidade de Maputo. Os bandidos chegaram ao banco às 19.10 horas, fazendo-se passar por emissários de uma grande empresa que pretendia depositar avultadas somas monetárias. Tratando-se de um balcão que encerra tarde, porque atende casos do género (especialmente comerciantes), foi-lhes permitido o acesso às instalações.

Já no interior do banco desataram a disparar, atingido mortalmente o guarda e ferindo gravemente os outros dois funcionários do estabelecimento. Com o banco desguarnecido os "ninjas" levaram consigo todo o dinheiro que estava a ser conferido no balcão. Fontes da polícia afirmaram tratar-se dum montante de 2,5 milhões de contos. A polícia ainda não localizou os meliantes mas já anunciou uma gratificação a quem poder fornecer pistas para a localização do grupo. (Notícias, 23/08/00, Rádio Moçambique, 22/08/00)

Mais sobre o assalto num artigo do metical de hoje

Parceiros tem de agir em bloco

Os participantes ao Quarto Diálogo Internacional sobre Parceria Inteligente, terminado ontem em Maputo, acordaram na necessidade de agir como um bloco de pressão capaz de influenciar na tomada de decisões em fóruns multilaterais, por forma a inverter o actual posicionamento do Ocidente em relação aos países em vias de desenvolvimento.

O colóquio de Maputo tinha como um dos principais objectivos consolidar o conceito e prática da parceria inteligente em preparação de um manifesto sobre a matéria, e avaliar os progressos alcançados por cada parceiro na implementação dos projectos e programas acordados no último encontro de género, realizado no ano transacto no Zimbabwe, particularmente nas áreas de Turismo, Transporte e Energia.

Parte das discussões iniciadas no encontro de Maputo deverão ser retomados em Novembro próximo na Malásia, tendo, entretanto, sido escolhido Kampala, capital do Uganda, como anfitrião do 5° Diálogo a ter lugar em Agosto do próximo ano. (Notícias, 23/08/00)

Renasceu MISA-Moçambique

Foi reconstituído, ontem em Maputo, o Instituto para a Comunicação Social da África Austral (Misa-Moçambique), uma organização não-governamental destinada à promoção da liberdade de imprensa, acesso às fontes de informação, respeito pelos direitos humanos, bem como outras liberdades e acções inerentes ao desenvolvimento da comunicação social em Moçambique.

Durante os trabalhos da assembleia constitutiva foram eleitos os órgãos sociais da organização, num sufrágio em que se candidataram duas listas, tendo vencido a lista encabeçada pelo jornalista Salomão Moyana, que arrecadou 34 votos, contra os 29 da lista do jornalista Benjamim Faduco. Participaram na assembleia constitutiva desta ONG jornalistas provenientes de diversos pontos do país, juristas, cidadãos ligados à luta pelo respeito pelos direitos humanos, para além de outros convidados. (Notícias, 23/08/00)

Artigo do jornal metical de hoje:

Congresso americano quer que Chissano clarifique posição sobre o Zimbabwe

Notícias de ontem (22 de Agosto):

O diálogo não chega à base

Portagem da Moamba entrou em funcionamento


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal