|
Tiveram início em Maputo, estudos geotécnicos com vista à instalação de uma unidade siderúgica capaz de produzir quatro milhões de toneladas de ferro e aço por ano. Ferro e aço em lingotes com cerca de nove polegadas de altura, usados no fabrico de chaparia de viaturas e geleiras.
A fábrica será instalada na zona do Porto Industrial da Matola, a partir de onde será assegurada a exportação do produto acabado para mercados da Europa, Ásia e América do Norte, gerando receitas estimadas em 61 milhões de USD/ano. O empreendimento vai consumir um investimento global de 2,2 biliões de dólares, devendo criar um total de 5000 postos de trabalho na fase da construção, e pelo menos 1500 durante a fase de operação.
Um gasoduto de 610 Km vai ser construído a partir dos jazigos de Pande, na província de Inhambane, para fornecer gás natural à fundição. A fábrica vai usar minério de ferro importado de Phalaborwa, na vizinha África do Sul. (Notícias 25/08/2000)
COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?
Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz Açucareira de Búzi paralisada e sem perspectivas de investidores
As negociações levadas a cabo pelo Instituto Nacional de Açúcar (INA) em torno do futuro da açucareira de Búzi, paralisada desde a década de 80, ainda não surtiram qualquer efeito. A unidade industrial continua paralisada e sem investidores interessados.
A falta de mercados, o estado precário da fábrica e a dívida de cinco milhões de dólares à banca e aos respectivos trabalhadores são tidas como as principais dificuldades que emperram as negociações. Arnaldo Ribeiro, Director do INA, referiu que aquela companhia poderá optar por desenvolver outras actividades rentáveis como o plantio de algodão, citrinos, ananaseiros e a criação de gado. (Notícias 25/08/2000)
|
voltar à home page de NoTMoC | voltar a Moçambique On-line |