Parceria inteligente propõe desenvolvimento para África
Chefes de Estado e de Governo, membros da Commonwealth Partnership Technology (CPTM) e demais parceiros reuniram-se, em Maputo, para o 4° Diálogo Internacional sobre Parceria Inteligente. Uma das conclusões mestras do encontro foi a necessidade de se agir como um bloco de pressão capaz de influenciar a tomada de decisões em fóruns multilaterais, de forma a inverter o actual posicionamento do Ocidente em relação aos países em vias de desenvolvimento.
O Presidente da República, Joaquim Chissano, anfitrião do encontro, reflectiu sobre o desenvolvimento. Chissano, sugeriu a promoção de inicativas de mobilização de financiamentos para a realização de projectos de carácter social como a construção de casas e a melhoria das condições de saúde. Um membro da Commonwealth referiu-se à importância dos meios de comunicação como força motriz do desenvolvimento. É necessário dispôr de um quadro legislativo adequado para que se imponha por sua vez o desenvolvimento de tecnologias de comunicação, salientou John Workinson, da CPTM - Grâ Bretanha. (Notícias 23/08/2000)
Moçambique e África do Sul reforçam cooperação económica
Delegações de Moçambique e da África do Sul reuniram-se mais uma vez no âmbito das consultas bilaterais que regularmente acontecem entre os dois países. Entre as questões discutidas incluem-se projectos transfronteiriços, tais como a Iniciativa Espacial dos Libombos, que prevê o aproveitamento económico do espaço turístico existente a sul de Moçambique, e os corredores de desenvolvimento de Maputo, Beira e Nacala.
O encontro liderado pelos Presidentes Joaquim Chissano e Thabo Mbeki, de Moçambique e da África do Sul respectivamente, serviu para saber em que situação se encontram parte dos acordos rubricados entre os dois países. (Notícias 25/08/2000)
Partidos políticos discutem democracia
Partidos políticos da região austral de África membros da Internacional Socialista (IS) discutem, em Maputo, a democracia que se pretende nos respectivos países. Uma democracia do qual os povos se sintam os verdadeiros actores do processo e os agentes do Estado se revelem cada vez mais os seus servidores.
A discussão decorre sob o lema "Caminhos Comuns para a Paz e Prosperidade na África Austral: Um Diálogo Norte-sul e Sul-Sul". O Primeiro-Ministro moçambicano, Pascoal Mocumbi, falando na abertura, afirmou que o desafio do momento é lutar contra a pobreza absoluta. E a experiência económica e social dos países membros da IS vai contribuir para tal, disse Mocumbi. Através da troca de experiências, encontrar-se-ão caminhos para a criação de um empresariado forte, com criatividade e capacidade de gestão capaz de de tirar as populações da situação de pobreza absoluta. (Notícias 25/08/2000)
Igrejas de África e América unidas em busca da paz
Bispos, padres e representantes de várias organizações internacionais religiosas de África e América procuram soluções para acabar com as guerras nos países destas regiões. Os religiosos procuram soluções biblícas para promover a paz em países como Angola, RDCongo, Serra Leoa, e outros.
Depois de trocadas experiências em processos de construção da paz, os líderes espirituais pretendem formular uma carta pastoral com as conclusões e deliberações da Igreja. Uma carta que sirva de intrumento fundamental para a reconciliação e paz nestes continentes e no resto do mundo.(Notícias 25/08/2000)
UD finalmente realiza congresso
Depois de sucessivos adiamentos, a Coligação União Democrática, constituída pelos partidos PANAMO, de Marcos Juma, e PANADE, de José Chicuarra Massinga, vai finalmente realizar o seu congresso contitutivo. Este evento tem como principal objectivo, a celebração de um novo acordo entre as duas formações políticas no sentido de reactivar a coligação, depois de expirado o prazo de vigência legal desta.
Segundo Marcos Juma, o acordo não passará de uma formalização no papel, das intenções dos dois partidos em continuar com a coligação. (Notícias 25/08/2000)
[voltar ao Conteúdo]
|