NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 44 - 20 de Novembro de 2000
 


AGRICULTURA E PESCAS


 
Agricultores e comerciantes: Já há créditos

Cerca de 8 milhões USD é o montante já disponível na banca para ser concedido a título de crédito bonificado, nos sectores agrário e comercial das zonas afectadas pelas cheias. O dinheiro, doado pela USAID, é parte dos 22 milhões USD prometidos na Conferência de Roma por esta organização àquele sector.

O valor máximo a ser atribuído a cada beneficiário é de cerca de 100 mil USD, e com um prazo de reembolso até cinco anos. Os créditos não beneficiam, contudo, os agricultores que produzem tabaco, algodão e cana-de-açúcar, embora se possa abrir uma excepção para a última cultura. (Notícias, 15/11/00)
 


Ameaça de fome no litoral

Uma crise alimentar poderá afectar as populações das zonas do litoral das províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado. O vírus de Extria Acastanhada ou "Brown Streap" está a dizimar culturas de mandioca, uma das principais bases de alimentação destas regiões.

Dois novos vírus que neste momento se propagam do Uganda em direcção ao Sul, tendo já atingido a Tanzânia, também preocupam os especialistas da matéria. Os dois vírus, Bemissia Tadaci e Bemissia Aser, cuja propagação é feita por intermédio da mosca branca, poderão a qualquer altura atingir a província de Cabo Delgado. Isabel Andrade, Coordenadora do Programa Raízes e Tubérculos em Moçambique diz que tudo está sendo feito para combater a situação. (Notícias 15/11/2000)
 


Pescado rende 102 milhões USD

As exportações de pescado poderão render este ano 102 milhões USD, contra os cerca de 90 colectados nos últimos anos. Um dado avançado pelo ministro das Pescas, Cadmiel Muthemba, na cerimónia de entrega das obras referentes à primeira fase do projecto de reabilitação, ampliação e modernização do Porto de Pesca de Maputo.

As obras, no valor de 13 milhões de dólares, foram financiados pelo Governo japonês. Março de 2001 é a data prevista para a conclusão da reabilitação. Nessa altura perspectiva-se a triplicação da capacidade de atracação das embarcações e do manuseamento do pescado. (Notícias 14/11/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar