|
Um avião do tipo Antonov 26 despenhou-se nos arredores de Luanda e matou as 30 pessoas que vinham a bordo. O aparelho, fretado pela empresa de transportes "Asa Pesada", caíu cinco minutos depois de descolar de Luanda para a cidade setentrional do Namibe. As causas da queda ainda não são conhecidas.
O uso de aviões Antonov foi temporariamente proibido no país. A proibição dos voos, segundo disse o Director Nacional de Aviação Civil, deverá manter-se até ao total esclarecimento das causas da queda deste e de um outro avião da mesma marca, ocorrida a 1 de Novembro na província da Lunda Sul, que causou a morte dos seus 44 ocupantes. (Notícias 16/11/2000)
África do Sul - Marcha contra a violência
Milhares de pessoas manifestaram-se em Pretória em protesto contra a ineficiência do Governo no combate ao crime na África do Sul. Os manifestantes percorreram cerca de três quilómetros até à sede do Governo onde entregaram um memorando contra o crime, dirigido ao Presidente Thabo Mbeki.
No documento exigem-se medidas rápidas e eficazes para controlar a vaga de violência que vitima, em média, mais de 20 mil sul-africanos por ano. Viúvas, crianças órfãos, organizadores e representantes das diversas comunidades étnicas compunham a marcha.(Notícias 16/11/2000)
COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?
Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz Burundi - Mandela cria Comité para supervisionar paz
Mark Bomani, conselheiro especial de Nelson Mandela, revelou que será criado este mês em Arusha um comité especial encarregue de supervisionar a aplicação do acordo de paz no Burundi.
O chamado Comité de Aplicação e Fiscalização (IMC) terá um presidente designado pelo Secretário-Geral da ONU, e será composto para além dos 19 signatários do acordo de paz, por personalidades burundesas, membros da OUA e doadores. Bomani anunciou ainda que Mandela vai reunir-se esta semana em Pretória com os representantes dos dois principais movimentos rebeldes: as Forças para a Defesa da Democracia (FDD) e as Forças Nacionais de Libertação (FNL), que rejeitaram até agora o acordo de Arusha, assinado a 28 de Agosto deste ano. (Notícias 17/11/2000)
RDCongo - Calor mata 13 reclusos
Pelo menos 13 pessoas morreram asfixiadas numa cela de uma esquadra da Polícia de Ponta Negra, oeste do Congo-Brazaville. O Comandante da Polícia local disse que os 13 reclusos "morreram de asfixia devido ao calor" porque a cela onde estavam detidos é muita pequena e encontravam-se por isso muito apertados.
A Liga dos Direitos Humanos, refere-se, no entanto, a 15 mortos e 3 doentes em consequência do facto, enviados para um hospital em estado "muito crítico". (Notícias 15/11/2000)
Namíbia - Inicia processo de redistribuição de terras
O Governo da Namíbia prepara-se para um processo de redistribuição de terras que afectará na maioria fazendeiros brancos, mas que segundo o Ministro das Finanças, Nagolo Mbumba, não seguirá "o exemplo do Zimbabwe". O Ministro diz que o seu Governo se mantém firme na postura de "venda voluntária ou compra voluntária" das quintas.
A oposição namibiana exige, por seu lado, que mais de 500 mil fazendas comerciais sejam "entregues" à população, pois não é necessário "comprar a terra que sempre foi nossa", acusando os antigos colonos de se apropriarem das quintas sem qualquer compensação.
Muitos fazendeiros brancos dizem estar a ser ameaçados com chamadas telefónicas e cartas anónimas. As autoridades de Windhoek apresentaram ao Parlamento uma proposta de lei para a introdução de impostos sobre as fazendas comerciais, com o objectivo de obter fundos que permitam adquirir terras para a sua redistribuição, antes que se desencadeie uma invasão incontrolada das quintas. (Notícias 15/11/2000)
|
voltar à home page de NoTMoC | voltar a Moçambique On-line |