NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 44 - 20 de Novembro de 2000
 


SOCIEDADE


 
Descargas aumentam nível do rio Umbeluzi

A Barragem dos Pequenos Libombos inicia a partir desta semana descargas que vão contribuir para a subida do nível do rio Umbelúzi, na província de Maputo. Segundo a Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul), os níveis do rio vão subir sem que este, no entanto, transborde as suas margens. Mas mesmo assim, foi lançado o alerta às populações ribeirinhas. Estas devem evitar a sua permanência junto ao rio pois registar-se-á um aumento da velocidade de escoamento. (Notícias 17/11/2000)
 


Rio Incomáti ameaça Manhiça

O rio Incomáti já está a causar problemas no distrito da Manhiça. Perto de 1500 famílias do Posto Administrativo de Xinavane correm o risco de ver as suas casas inundadas devido à subida do caudal do rio. Os agricultores também temem perder as suas machambas.

A ponte que dá acesso à povoação de Matlotlo está submersa. As águas atingiram mais de um metro acima da ponte. Com a subida do rio, estão também ameaçados os acessos aos Postos Administrativos de Calanga e Ilha Josina, que durante as cheias ficaram alguns meses sem comunicação terrestre com o resto da província de Maputo. (Notícias 17/11/2000)
 


Falta de médicos em Nampula

O Hospital Central de Nampula (HCN) atravessa uma grave crise de falta de pessoal médico. António Mujovo, o director desta que é a maior unidade sanitária da zona norte do país, afirma que o problema deriva do facto de a instituição estar dependente, essencialmente, de médicos estrangeiros. Uma vez expirado o prazo dos contratos é difícil encontrar um médico substituto para ocupar o lugar, facto que prejudica o atendimento dos pacientes. Os sectores de ginecologia, obstetrícia e urologia são os mais afectados. (Notícias 16/11/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar