Modernização de "Xinavane" consome 50 milhões USD
Cerca de 51 milhões USD estão a ser investidos em projectos de reabilitação e modernização da açucareira de Xinavane, na província de Maputo. Desse montante, 20 milhões estão a ser aplicados na reabilitação dos campos de cana e parte considerável dos restantes 30 milhões está a ser usada na reabilitação e modernização da fábrica.
No entanto, a açucareira debate-se com problemas de insuficiência de energia eléctrica, abastecida a partir da linha da Macia, uma vez que a linha de Maputo encontra-se danificada em consequência das últimas cheias. (Notícias, 25/11/00)
TDM anuncia exercício económico
O presidente do Conselho de Administração das Telecomunicações de Moçambique (TDM), Rui Fernandes, anunciou que os proveitos operacionais daquela empresa pública atingiram, em 1999, cerca de 1.228 milhões de contos. Nesse ano, foram alcançado resultados líquidos de 65 milhões de contos, pouco menos do que 5 milhões de US dólares (ao câmbio do fim do ano). Fernandes que apresentou estes dados durante a cerimónia consagrada ao Dia do Cliente da empresa, fez ainda menção aos principais projectos de desenvolvimento previstos para o triénio 2001/2003.
A empresa distinguiu como melhores clientes o Banco Comercial de Moçambique, a Electricidade de Moçambique e os Caminhos de Ferro de Moçambique. A empresa Organizações Leonardo Mandlate foi galardoada como o melhor concessionário dos telefones públicos assistidos e à Mozal coube o título de melhor agente dos "telecartão". (Notícias, 24/11/00)
Conselho de Ministros autoriza empréstimo
O Conselho de Ministros (CS) reunido, em Maputo, na sua 35a Sessão Ordinária, apreciou a situação da execução do programa de reconstrução pós-emergência, nomeadamente dos compromissos de desembolsos dos doadores e das acções em curso e em perspectiva de realização nas zonas afectadas.
Na sessão, o CS apreciou e aprovou dois diplomas legais, nomeadamente o decreto que autoriza a Ministra do Plano e Finanças a contrair um empréstimo interno amortizável denominado "Obrigações de Tesouro 2000", até ao montante de 745 biliões de meticais, e o que altera o decreto no26/01, de 14 de Setembro, que estabelece a área de jurisdição da bacia do rio Save para a Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro). (Notícias, 22/11/00)
Alfândegas anulam tentativa de fuga ao fisco
As Alfândegas apreenderam 7 mil toneladas de açúcar branco refinado, que chegou ao Maputo, por via marítima, proveniente de Durban, África do Sul. O açúcar foi declarado como sendo de origem brasileira, usando para o efeito uma pré-declaração emitida em Agosto de 1999, e falsificada de modo a sustentar a justificação do importador de que o valor do mesmo era apenas o correspondente à metade do valor real, cerca de 14,4 milhões de randes sul-africanos.
De acordo com as Alfândegas, o valor de direitos e de mais imposições aduaneiras, foi avaliado em 19 biliões de meticais. O importador deverá pagar ainda uma multa por tentativa de fuga a fisco estimada em mais de 11 bilhões de meticais. O açúcar, embalado em 140 mil sacos de 50 quilogramas cada, está a ser descarregado no Porto de Maputo, enquanto as investigações continuam. (Notícias, 22/11/00)
Empresariado moçambicano vai investir nos Emirados Árabes
A missão conjunta do Governo e sector privado que desde o passado dia 17 do mês corrente se encontra de visita aos Emirados Árabes Unidos (EAU), manifesta optimismo com as oportunidades de investimento encontradas naquele país. O Ministro do Turismo, Fernando Sumbana, afirmou nos EAU que há empresas nacionais que estão neste momento a discutir oportunidades específicas com empresas árabes.
O governante, que falava à margem de um seminário sobre o Turismo e Oportunidades de Investimento em Moçambique, nos EAU, disse que o país se fez representar por uma delegação de empresários e entidades governamentais, representando as várias associações económicas que pretendem explorar oportunidades de negócios com os EAU. A digressão da delegação moçambicana incluía dois seminários sobre o turismo e oportunidades de investimento em Moçambique para além de uma exposição de produtos Moçambicanos na 15a Feira Internacional de Outono de Dubai. O comércio bilateral entre Moçambique e Dubai em 1999 alcançou cerca 13 milhões USD, quando em 1994 foram alcançados apenas 2.6 milhões USD. (Notícias, 21/11/00)
Governo privatiza gestão do Aeroporto
O Governo anunciou a decisão de lançar o concurso com vista à privatização da gestão do Aeroporto Internacional de Maputo, uma empresa que emprega cerca de 350 trabalhadores e serve a cerca de 500 mil passageiros anualmente. O Governo espera que o contrato de concessão seja assinado no segundo semestre do próximo ano e o período de concessão é de 12 anos, podendo ser prorrogado em termos a acordar. A concessão compreenderá a gestão, operação das terminais de passageiros e de carga, parque de estacionamento de aeronaves, sistemas de apoio à navegação e aterragem e outras áreas inerentes à operação do aeroporto.
No entanto, a concessão não incluirá zonas de terreno actualmente não ocupadas, hangares e suas áreas adjacentes (em uso por outros operadores), bem como a Base Aérea de Mavalane. O concurso tem por objectivo seleccionar uma entidade técnica e financeiramente capaz que, associada à empresa Aeroportos de Moçambique, lidere a realização de investimentos necessários com vista à reabilitação e modernização das áreas referidas. (Notícias, 20/11/00)
Já estão desminados 70 km da linha do Sena
Foi já concluída a desminagem e reposição de carris em cerca de 70 quilómetros da linha férrea de Sena, troço compreendido entre a vila mineira de Moatize e Cambulatsitsi, província de Tete. O desenvolvimento dos distritos de Matutara e Moatize, em particular, e de toda a província de Tete, em geral, está directamente condicionado à reposição desta linha, que liga aquela província ao Porto da Beira, na província de Sofala.
Estas informações foram prestadas pelo Governador da província de Tete, Tomás Mandlate, durante os encontros populares que manteve no quadro das visitas que vem realizando aos vários distritos com o objectivo de se inteirar da realidade sócio-económica e política da província. (Notícias, 20/11/00)
[voltar ao Conteúdo]
|