NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 47 - 11 de Dezembro de 2000
 


CULTURA


 
MUTOLA É A "PERSONALIDADE MAIS VALIOSA"

A Companhia de Teatro Gungu destinguiu Lurdes Mutola como "A Personalidade mais valiosa" do ano 2000, na sua habitual gala anual havida no Hotel Polana em Maputo. O Governador de Sofala, Felício Pedro, foi destinguido com o título "Político do Ano" e o malogrado jornalista Carlos Cardoso recebeu a distinção "Prestígio 2000".

Foram laureados ainda Machado da Graça, "Melhor Jornalista de Imprensa", Ezequiel Mavota, "Melhor Jornalista da Rádio Moçambique" e a Associação Kindlimuka (que luta contra a SIDA e cujo fundador morreu vítima da doença), "Instituição Cívica". Houve outros prémios dos quais se destacamos as distinções "Ciência e Tecnologia" que coube ao académico Orlando Quilambo e "Sociedade", atribuído ao malogrado médico Sem-Fronteiras, Chris Horta, que se destacou nas operações de salvamento das vítimas das cheias em Chókwè. (Notícias, 09/12/00)
 


AMF ACOLHE EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE

Diversas peças de escultura, bordado, croché, costura e ouras estão patentes na sede da Associação Moçambicana de Fotografia em Maputo (AMF). São artigos produzidos por mulheres da província de Maputo. Estas pretendem apoiar os meninos desfavorecidos durante a quadra natalícia que se avizinha.

Encontram-se naquele espaço quadros de pintura, peças de escultura, guardanapos, carpetes, capulanas, capulanas, vestuário para crianças entre outras criações artísticas. Os trabalhos pertencem a Organização Massungulo, Centro de Produção das Mulheres do Zimpeto e do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas da Rua. (Notícias, 07/12/00)
 


TOP FEMININO - JÚLIA MWITO É A RAINHA

Oliwengo de Júlia Mwito é a Melhor Canção do Top Feminino 2000, uma parada da Rádio Moçambique destinada à promoção artistas do sexo feiminino. Ela foi eleita "Rainha" num espectáculo que teve lugar no Cine-África em Maputo. Helena Nhantumbo, com o tema "Famba", arrecadou o prémio "Canção Mais Popular", Ancha com o tema "Kombo" conquistou o prémio "Melhor Voz". Énia Bambo, com o tema "Sohlwela" foi destinguida com o prémio "Revelação" e Yara conquistou o "Prémio Alternativo" com o tema "Meu Universo". Refira-se que, e esta é a segunda vez que Júlia Mwito conquista aquele galardão da musical. (Notícias, 07/12/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar